O índice Small Cap (SMLL), que reflete o desempenho das ações de empresas de menor capitalização da B3, acumula uma variação negativa de mais de 13% em 2024. O desempenho é inferior ao do Ibovespa, principal índice acionário da bolsa brasileira, que recua cerca de 1% no acumulado do ano, o que indica um cenário desafiador para as small caps.
Apesar do desempenho negativo no ano, essas empresas menores ainda podem ser atrativas para investidores com perfil mais arrojado. Isso porque as small caps podem oferecer um potencial de valorização superior ao de grandes companhias, embora envolvam riscos mais altos, tanto de mercado quanto de liquidez.
No entanto, investir nestas companhias exige cuidados redobrados. É essencial realizar uma pesquisa detalhada sobre as empresas antes de escolher os papéis, avaliando a saúde financeira, governança e perspectivas de crescimento para reduzir os riscos.
Small caps para investir
A Status Alpha, ferramenta de inteligência artificial da Status Invest, reúne análises e informações sobre mais de 37 mil ativos ao redor do mundo, com base nos últimos balanços de resultados publicados pelas companhias. Além disso, a plataforma permite elencar ações com base na classificação dos fundamentos das empresas.
A ferramenta utiliza uma escala de zero a cem para classificar os ativos, sendo que o maior número representa papéis com melhores fundamentos. Com base nos números, há ainda uma recomendação que varia entre “vender”, “abaixo da média”, “estável”, “acima da média” e “comprar”.
A seguir, confira cinco small caps listadas pela Status Alpha com potencial de valorização de mais de 40%, com base na análise feita pela plataforma:
Vale ressaltar que essa matéria não representa uma recomendação de compra ou venda de ativos. O texto visa somente apresentar o levantamento realizado pela plataforma da Status Alpha sobre small caps.