As ações da China ampliaram seus ganhos nesta terça-feira (22), com as instituições financeiras locais intensificando o uso da nova ferramenta do banco central para fundos buscando reforçar o mercado acionário.
O banco central do país deu início às suas primeiras operações na segunda-feira (21) com um mecanismo de swap criado para reanimar o mercado de ações, trocando ativos no valor de 50 bilhões de iuanes (US$ 7 bilhões) com corretoras, empresas de fundos e seguradoras.
A China International Capital Corporation (CICC) disse nesta terça-feira que realizou sua primeira compra de ações por meio do mecanismo de swap, enquanto a mídia local informou que outra grande corretora, a Guotai Junan, esperava lançar sua compra de ações no âmbito do programa nesta semana.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,54%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,57%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,1%.
As ações oscilaram nas últimas sessões, depois de uma montanha-russa nas últimas semanas, após uma série de anúncios de medidas por parte de Pequim.
Os investidores tornaram-se cautelosos quanto à possibilidade de o apoio suficiente para reavivar o crescimento.
Ainda assim, a implementação contínua de medidas e os dados de crescimento econômico do terceiro trimestre melhores do que o esperado deram um piso ao mercado de ações, segundo os participantes do mercado.
“Por enquanto, damos às autoridades o benefício da dúvida de que o ciclo de negócios da China melhorará após o mais recente impulso de crescimento”, disse Yan Wang, estrategista da China na Alpine Macro.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!