Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Votorantim avalia IPO de unidade na América do Norte, dizem fontes

Trabalhadores na fábrica da Votorantim Cimentos em Primavera, estado do Pará, Brasil, na quarta-feira, 29 de novembro de 2023. A Votorantim, holding diversificada da família do bilionário Ermirio de Moraes, registrou 12,8 bilhões de reais de receita no terceiro trimestre, uma queda de 9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Fotógrafo: Jonne Roriz/Bloomberg

A Votorantim avalia uma oferta pública inicial de seu negócio de cimento na América do Norte, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

A empresa está no estágio inicial de preparação para uma potencial listagem da unidade em Nova York, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as deliberações são privadas. A oferta poderia acontecer já no ano que vem a depender das condições de mercado, afirmaram as fontes.

A decisão de abrir o capital do negócio nos EUA seguiria transações semelhantes planejadas por outras empresas de materiais de construção que buscam se beneficiar de avaliações mais elevadas e mercados mais líquidos. A gigante suíça de cimento Holcim disse em janeiro que estava planejando separar seu negócio na América do Norte e listá-lo nos EUA. A Titan Cement International, da Grécia, também planeja listar suas operações nos EUA.

A Votorantim já explorou cenários de IPO anteriormente. Em 2013, a Votorantim Cimentos cancelou planos de levantar até US$ 3,7 bilhões em listagens de toda a empresa no Brasil e nos EUA.

A companhia ainda está em tratativas e não há decisão final tomada sobre a realização de um IPO da unidade, disseram as pessoas. Um representante da Votorantim não quis comentar.

LEIA MAIS: Clima seco ajuda e setor de cimento tem melhor desempenho em 10 anos

A Votorantim, controlada pela família Ermírio de Moraes, possui um amplo portfólio com operações em 22 países que abrange setores que vão desde bancos e siderurgia até imóveis e suco de laranja. Possui participações importantes na produtora de alumínio Cia. Brasileira de Alumínio, na geradora de energia renovável Auren Energia e na mineradora de zinco Nexa Resources.

A estratégia da Votorantim se assemelha à da Cosan, conglomerado do bilionário brasileiro Rubens Ometto, que entrou com pedido de IPO de sua unidade de lubrificantes Moove. Em outubro, a Moove adiou o IPO, citando “condições adversas de mercado”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

BNDES aprova R$ 120 milhões em capital de giro para empresa alimentícia afetada por enchentes

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta quinta-feira (26), ter aprovado…

Lira adia reunião com líderes para se encontrar com Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados,…

Ibama e Exército fiscalizam 2 mil hectares de áreas em processo de recuperação ambiental

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Exército…