Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Suécia e Brasil assinam acordo preliminar sobre caças e aviões de carga

Suécia e Brasil assinaram uma carta de intenções neste sábado (9) para estender a cooperação em aviação, com o Brasil planejando comprar caças da sueca SAAB (SAABa.ST) e a Suécia pretendendo adquirir aviões de carga da Embraer, informou o governo sueco.

O Brasil assinou um contrato em 2010 com a empresa de defesa sueca Saab para comprar 36 aviões JAS 39 Gripen. A Saab e a Embraer, do Brasil, também iniciaram a produção conjunta dos caças JAS em solo brasileiro.

“Agora o Brasil afirma que planeja estender o contrato dos aviões JAS 39 Gripen em 25%”, disse o governo em comunicado no final do sábado.

Em troca, a Suécia selecionou o C-390 Millennium, da Embraer, como novo avião militar de carga do país, segundo a Embraer.

A carta de intenções foi assinada pelo ministro da Defesa sueco, Pal Jonson, e seu homólogo brasileiro, José Múcio, no Brasil.

“Tomamos conhecimento da informação. É, claro, uma excelente notícia para a SAAB e para a Suécia. Sabemos que o Brasil está muito satisfeito com o JAS como seu caça. Agora aguardamos continuar as discussões com o Brasil sobre novos pedidos”, disse um porta-voz da SAAB à agência Reuters, acrescentando que nenhum contrato com a SAAB havia sido assinado.

A Rádio Sueca informou na última terça-feira (5), citando fontes anônimas, que a Colômbia comprará uma frota de caças JAS Gripen.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Departamento de Justiça pede que Google venda Chrome para desfazer monopólio

Marca do Google no edifício da companhia no Canadá. Foto: Adobe Stock Photo O Departamento…

Adiamento do resultado do Enem dos Concursos terá impacto de R$ 4,7 milhões

O Ministério da Gestão e Inovação informou nesta quinta-feira (11) que o adiamento do resultado…

Custos da Saúde com ações judicializadas chegam perto dos R$ 2 bilhões, diz Nísia Trindade

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou nesta quinta-feira (21) que o custo do Ministério…