Meio & Mensagem
21 de novembro de 2024 – 12h53
A Unilever não irá mais vender sua divisão de sorvetes, que conta com marcas como Ben & Jerry’s e Magnum, a um fundo privado. A informação é do Financial Times.
O braço é avaliado em € 15 bilhões, cerca de mais de R$ 90 bilhões, e corresponde a 16% das vendas da multinacional.
O desmonte da operação foi anunciada em março deste ano como parte de plano do CEO global, Hein Schumacher, que assumiu o posto em julho de 2023. O movimento é parte de um plano ambicioso de reverter anos de desempenho fraco da companhia. À época, o plano incluía também cortar 7,5 mil empregos — quase 6% dos 128 mil funcionários da fabricante.
Como resultado do arquivamento da venda, a multinacional deverá seguir com a separação por meio de uma listagem independente. Apesar disso, segue buscando alternativas que, de fato, criem valor aos acionistas. Espera-se que o movimento aconteça até o final do ano que vem.
Segundo o Financial Times, a complexidade do negócio — entre tamanho e cadeira de suprimentos, por exemplo — estão entre os fatores que dificultaram a venda. Além disso, fontes familiarizadas com assunto apontam o desempenho do negócio de sorvetes, sobretudo na Europa devido à sazonalidade do produto, até mesmo questões logísticas.
Há, ainda, uma preocupação com o posicionamento ativista adotado pela Ben & Jerry’s. Recentemente, a marca chegou a entrar com uma ação judicial contra a Unilever pela prática de censura e outras ameaças.
A Ben & Jerry’s alega que a controladora tenha silenciado suas tentativas de manifestações de apoio a refugiados palestinos na região de Gaza, decorrente do confronto entre Israel e o Hamas. A Unilever teria ameaçado desfazer o conselho da marca de sorvetes, bem como processar seus membros.