Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Veja Quais Setores Mais Usaram IA Generativa em 2024 no Brasil


1. Especialista em IA

Ame ou odeie, a inteligência artificial veio para ficar. Segundo uma pesquisa recente da empresa global de consultoria Korn Ferry, mais de 82% dos líderes seniores acreditam que a IA terá um impacto significativo nos seus negócios.

A Conference Board, organização global sem fins lucrativos que fornece pesquisas e insights para líderes, concluiu que 56% dos trabalhadores já usam IA generativa no trabalho. Isso significa que todo líder moderno precisa se tornar um especialista em IA – não necessariamente um especialista técnico, mas alguém que entenda o básico: o que a IA pode ou não fazer e como pode ser aplicada ao seu próprio trabalho.

Uma competência fundamental para os líderes hoje é a de identificar as oportunidades e os desafios que a IA pode trazer para o seu campo. Eles devem ter perspicácia para avaliar a viabilidade de soluções de IA para seus problemas específicos. Além disso, precisam monitorar o desempenho e o impacto dos sistemas de IA no negócio que lideram. Só assim eles vão conseguir guiar as organizações em meio às transformações da tecnologia.


Os segmentos de marketing e vendas foram os que mais usaram inteligencia artificial generativa no ano de 2024. De acordo com a BRQ Digital Solutions, no estudo “IA Generativa na Experiência 2025″, a maioria das aplicações são voltadas para melhorar o atendimento ao cliente.

Acessibilidade








O estudo mostra que, para que a tecnologia alcance seu pleno potencial, é fundamental garantir uma abordagem ética e uma visão sistêmica. A privacidade de dados e o cumprimento da LGPD foram apontados como pilares essenciais nesse processo, destacando que a aplicação eficaz da IA depende de uma gestão responsável e segura.

Outro ponto amplamente debatido foi como a IA Generativa pode ser utilizada para criar estratégias que incluem a compreensão do tom de voz do consumidor e como usar isso para personalizar as interações e fortalecer a conexão entre marcas e públicos.

De acordo com o estudo, os setores de Marketing e Vendas representaram 34% das aplicações globais, com destaque para personalização de conteúdos e priorização de leads. Outros setores, como desenvolvimento de produtos (23%) e TI (17%), também se beneficiaram da tecnologia com soluções como chatbots e assistentes virtuais.

Até 2025, espera-se que a maioria das empresas adote uma IA generativa em estratégias como engajamento em redes sociais, fluxos de trabalho automatizados e criação de interfaces personalizadas para consumidores e colaboradores. Essa tecnologia não apenas redefine a experiência do cliente, mas também democratiza o acesso a ferramentas criativas, reduzindo custos e acelerando a inovação.

Segundo o report, a maioria das organizações prevê que utilizará IA generativa para aprimorar as seguintes experiências:
. 81% Chatbots de texto voltados para o cliente;
. 79% Engajamento e gerenciamento de redes sociais;
. 74% Chatbots de texto voltados para funcionários
. 72% Pesquisa de clientes e de mercado;
. 72% Estratégia de vendas e forecast;
. 70% Workflows automatizados;
. 71% Chatbots de voz voltados para o cliente;
. 69% Criação de diálogo para agentes humanos;
. 68% Segmentação de clientes;
. 63% Chatbots de voz voltados para funcionários.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

China retalia EUA impondo taxas sobre produtos americanos e com investigação sobre Google

A China retaliou contra novas tarifas dos Estados Unidos impondo suas próprias taxas sobre produtos…

O Grande Debate: Faz sentido Lula ter entrado na “guerra dos bonés“?

Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta terça-feira (4), em O Grande…

Itaú Unibanco Ingressa no Instituto de IA Centrada no Humano de Stanford

Banco é a primeira empresa latino-americana a participar da iniciativa que…