Bárbara Sacchitiello
19 de dezembro de 2024 – 8h43
A PepsiCo, fabricante de Ruffles, divulgou comunicado à imprensa na noite dessa quarta-feira, 18, informando que decidiu descontinuar o projeto de revitalização do Largo da Batata, em São Paulo, que ganharia o apelido de “Largo da Batata Ruffles”.
Anunciada na semana passada, a iniciativa gerou polêmicas. De acordo com a marca, a proposta era revitalizar o espaço do Largo, com a reforma de canteiros e jardins e instalação de novos aparelhos no parque e na academia ao ar-livre. Em troca desses investimentos, o local seria chamado, nas ações de marketing da marca, de “Largo da Batata Ruffles”.
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Nas redes sociais, muitas pessoas criticaram o uso do espaço público para uma ação de marketing. Após a publicação de reportagem do portal G1, que apontava que o projeto receberia investimento de R$ 1,1 milhão, mas que tal valor seria utilizado nas obras do local, sem repasse à administração municipal, a Prefeitura declarou que o projeto passaria por uma revisão.
Segundo a administração da cidade, tal projeto de revitalização precisaria do aval da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU). Na ocasião, a PepsiCo declarou que todos os trâmites estavam dentro da Lei e que o acordo teria sido jeito junto à subprefeitura da região de Pinheiros.
A PepsiCo afirmou, ainda, que o projeto de revitalização não se tratava de um acordo de naming rights. Nas redes sociais, nos vídeos e imagens que a empresa havia divulgado sobre a parceria, a marca usou, como chamada de marketing, o nome “Largo da Batata Ruffles”.
Ruffles desiste do Largo da Batata
No comunicado divulgado nessa quarta-feira, 18, a empresa diz que “decidiu pela descontinuidade do projeto de sua marca Ruffles em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, para conservação e manutenção do Largo da Batata”.
Segundo a marca, o “objetivo do projeto sempre foi o de oferecer benefícios e melhorias para a população que frequenta o Largo. Lamentamos a percepção que pode ter sido gerada sobre intenções eventualmente diferentes desta”, diz o comunicado.
A nota continua com a companhia reforçando que “tem um histórico de boas práticas de parcerias no estado de São Paulo e em outras regiões do país, e irá repensar a iniciativa como um todo, uma vez que contribuir com o desenvolvimento socioambiental das comunidades continua sendo um forte compromisso da PepsiCo, presente há 70 anos no Brasil. Todas as diretrizes do processo administrativo e leis vigentes foram cumpridas. A PepsiCo é, reconhecidamente, uma das empresas mais éticas do mundo, segundo o Instituto global Ethisphere.”