Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Altcoins e tokens: o que são as criptomoedas além do bitcoin

O bitcoin foi a primeira criptomoeda do mundo, mas há muito tempo não é a única. São milhares de ativos digitais, divididos basicamente em duas categorias, altcoins e tokens, e que se propõem a resolver diferentes problemas da sociedade e não querem ser apenas um meio de pagamento digital.

No quinto episódio do Cripto InvestNews, o jornalista Dony de Nuccio explica o que são e as diferenças entre altcoins e tokens.

Forma sucinta de dizer “moedas alternativas”, altcoins são todas as criptomoedas que não o Bitcoin. Cada uma com sua própria blockchain e sistemas próprios, as mais conhecidas do mercado são Ethereum, Solana, Cardano e Dogecoin.

LEIA TAMBÉM: O que torna o bitcoin especial

Para que elas servem? O Ethereum (ETH), por exemplo, é uma espécie de “combustível” para uma rede que, de certa forma, emite certificados de propriedade, garantindo que tal ativo digital pertence a tal pessoa. O que nos leva aos tokens.

Tokens são ativos digitais – pode ser um personagem de videogame, por exemplo, ou representar coisas do mundo real. Um USDT, para citar um caso clássico, é um token no qual cada unidade representa US$ 1 – existe um dólar guardado para cada USDT em circulação.

Os tokens são criados em blockchains que já existiam antes – como a do Ethereum. Para usar essa blockchain, você precisa de Ehereums. É daí que essa cripto extrai seu valor. Vale o mesmo para Solana, Cardano etc.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

México avalia que 1 mês é tempo suficiente para acordo sobre tarifa dos EUA

O ministro da Economia do México disse nesta terça-feira (4) que um mês é tempo…

Base de Nunes e oposição divergem em priorizar discussões sobre mototáxi

Enquanto a base quer priorizar projetos enviados pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), a oposição na…