O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reuniu — na tarde desta segunda-feira (3) — 55 prefeitos em uma reunião do Gabinete de Crise para tratar sobre as chuvas que atingem o estado nos últimos dias.
O encontro teve o objetivo de demonstrar apoio aos municípios e anunciar uma série de medidas de contingência.
De acordo com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, o governo disponibilizou R$ 64 milhões para investimentos em drenagem. Nos próximos dias, há expectativa que os municípios apresentem seus planos de drenagem a fim de que o governo atue de forma mais precisa.
Nos últimos dias, o governo do estado atendeu 31 cidades com apoio humanitário. No sábado (1º), um idoso morreu na região da Vila Prudente, zona leste de São Paulo, após ficar preso dentro de um carro em meio à enxurrada.
Essa foi a 18ª morte em decorrência das chuvas desde o dia 1º de dezembro de 2024.
Visita de Bolsonaro
A CNN apurou que durante o encontro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao Palácio dos Bandeirantes e foi recebido com aplausos pelos prefeitos. Ele está em São Paulo para participar do velório da bispa Keila Ferreira, liderança da Assembleia de Deus do Brás.
Após a reunião do Gabinete de Crise, Bolsonaro teve um encontro reservado com o governador Tarcísio de Freitas, seu aliado político de longa data.