O Cruzeiro confirmou a contratação do técnico português Leonardo Jardim. O comandante foi anunciado nesta terça-feira (4) como novo comandante da Raposa. Ele substituirá Fernando Diniz, demitido do cargo no dia 27 de janeiro. O português assinou contrato até o fim de 2026.
Jardim teve como último clube o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. A saída do clube emiradense foi anunciada também nesta terça. O português de 50 anos deixou o clube após 16 jogos com cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas.
O último jogo de Leonardo Jardim pelo ex-clube foi a derrota para o Al-Rayyan, do Catar, nesta segunda-feira (3), por 2 a 1, pela Champions League da Ásia. O resultado deixou a equipe com apenas 2 pontos em sete jogos na competição continental.
A situação também não era boa no campeonato nacional. O Al Ain é o terceiro colocado na Liga do Golfo Arábico, a 12 pontos do líder Al-Ahli. O time de Jardim caiu nas quartas de final da Copa da Liga dos Emirados Árabes e da Copa do Presidente.
Cruzeiro e Leonardo Jardim intensificaram as conversas no dia 29 de janeiro. O português surgiu como opção após a diretoria do clube mineiro não chegar a um acordo com Renato Gaúcho.
Jardim chegará ao Cruzeiro para sua primeira passagem pelo Brasil. Ele será o terceiro português a comandar a equipe. Paulo Bento (2016) e Pepa (2023) foram os antecessores.
Em quase 22 de carreira como treinador, Leonardo Jardim passou por 11 clubes de seis países. O trabalho de maior destaque foi com o Monaco, onde se sagrou campeão francês na temporada 2016-17. Ele também acumula passagens por Sporting, Olympiacos, Braga, Al-Hilal, entre outros.
O Cruzeiro, antes da chegada de Jardim, estava sob o comando interino de Wesley Carvalho. O auxiliar da comissão fixa do clube orientou treinamentos e estava à beira do campo nas vitórias diante do Itabirito e do Uberlândia, jogos pelo Campeonato Mineiro.