Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cientistas Argentinos Criam “Supercavalos” com Edição Genética

Reuters – Matias Baglietto

A edição dos genes foi feita para aumentar a velocidade explosiva e manter as outras qualidades da égua premiada.

Acessibilidade








 

 

A premiada égua argentina Polo Pureza terá seus genes, ou pelo menos a maior parte deles, preservados em cinco cavalos geneticamente editados, projetados para superar a própria lenda do polo.

Os cientistas da empresa argentina de biotecnologia Kheiron produziram os primeiros cavalos geneticamente editados do mundo usando uma técnica chamada CRISPR-Cas9. Os cavalos nasceram em outubro e novembro do ano passado.

“Projetamos o genoma deles antes de nascerem”, disse Gabriel Vichera, cofundador e diretor científico da Kheiron. “Fazemos isso usando as chamadas técnicas de tesoura genética, que são ferramentas moleculares que nos permitem ir a qualquer região do genoma, fazer um corte preciso e ser capaz de fazer uma mudança nesse genoma.”

Polo Pureza foi incluída no Hall da Fama da Associação Argentina de Criadores de Cavalos de Polo. Os cientistas usaram os genes de Polo Pureza como base genética para os cinco cavalos, editando os genes para aumentar a velocidade explosiva e mantendo as outras qualidades do égua campeã.

“Há certas fibras musculares que lhe dão mais explosividade, uma contração mais rápida, e o animal pode ter essa maior velocidade explosiva”, disse Vichera, acrescentando que o objetivo era incorporar esses genes “em uma única geração de forma precisa”

Vichera disse que isso significa que os cavalos estão em conformidade com os regulamentos argentinos atuais e não contam como doping genético ou organismos geneticamente modificados.

“Não estamos inventando nada artificial, mas sim pegando essa sequência natural e introduzindo-a em outro cavalo natural, que é o que a natureza faz, mas fazemos isso de forma mais rápida e direcionada”, disse Vichera.

Vichera disse que essa técnica permite que os cientistas ajustem o genoma de qualquer cavalo. Vichera disse que a Kheiron também está trabalhando na modificação de porcos para que seus órgãos possam ser compatíveis com transplantes em humanos e em vacas para dar-lhes mais proteína ou pelos mais curtos para suportar melhor o calor.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Saudi Aramco aplica maior aumento de preços do petróleo para a Ásia em 2 anos

A Arábia Saudita aumentou o preço de seu petróleo bruto principal para a Ásia no…

China formaliza na OMC queixa sobre medidas tarifárias de Trump

A China formalizou queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas de 10%…

Governo está à disposição, diz Lula sobre desabamento em igreja de Salvador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (5), que o governo…