Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Não conseguiu aquela promoção? Veja como transformar um ‘não’ em oportunidade

Você foi preterido em uma promoção e adoraria ir para uma oportunidade melhor em outra empresa? O problema é que as contratações estão diminuindo, os salários iniciais estão estagnados ou encolhendo e as empresas estão esvaziando a gerência intermediária.

As vagas de emprego caíram 8,6%, ano a ano, de acordo com dados federais publicados na terça-feira (11). O número de pessoas que deixaram o emprego — um indicador da capacidade dos trabalhadores de encontrar pastagens mais verdes — caiu 2,6% durante o mesmo período.

Então você terá que aproveitar sua situação atual. Isso pode não ser uma coisa tão ruim.

Ficar no emprego e ter uma estratégia de crescimento na carreira pode realmente ajudá-lo, de acordo com pessoas que transformaram rejeições em promoções futuras. A chave é reconhecer que você tem a influência de um vice-campeão, mesmo que possa se sentir desvalorizado no momento.

Carson Heady, diretor-gerente da região das Américas no grupo Tech for Social Impact da Microsoft, deixou um emprego anterior depois de perder uma promoção. Ele logo se arrependeu da decisão, em parte porque recomeçar em uma empresa onde não tinha seu networking foi mais difícil do que esperava.

Anos depois, na Microsoft, foi mais ponderado ao ser preterido para uma promoção que esperava ganhar. Ele parabenizou a pessoa que ficou com o cargo e estudou as qualidades que diferenciavam o candidato vencedor. Buscou também críticas construtivas, solicitou um mentor e pediu um caminho claro para um papel maior. Em seis meses, conseguiu um.

“A ideia era realmente garantir que eu tivesse os relacionamentos certos, que estivesse focado nos desafios de negócios que minha liderança estava pedindo e que apresentasse soluções replicáveis que melhorassem todos os outros ao meu redor”, diz Heady, de 46 anos. “Foi assim que cheguei onde estou agora.”

Saiba que você é valorizado

É natural interpretar uma negativa como sinal de que seu empregador não está animado com você, mas essa é muitas vezes a conclusão errada, diz Ani Huang, vice-presidente executiva sênior da HR Policy Association. Estar na disputa por uma posição de maior destaque mostra que você é bem visto, mesmo que não tenha sido promovido.

Ela diz que as empresas estão cada vez mais pedindo aos chefes de recursos humanos que tentem impedir que os candidatos deixem a empresa, especialmente depois de uma competição interna para o cargo de CEO ou outra posição importante. O esforço começa com um processo de seleção respeitoso.

“Mais empresas estão tentando evitar uma disputa pública”, diz Huang. Pode ser difícil para os rivais trabalharem juntos depois de disputar um cargo, e os perdedores às vezes ficam envergonhados se todos souberem de sua derrota.

Outras estratégias incluem bônus de retenção e atribuições almejadas para fazer com que um funcionário que perdeu uma promoção se sinta uma estrela em ascensão.

“As empresas estão fazendo um trabalho melhor em deixar claro: ‘Este não é o fim do caminho para você’”, diz Huang.

Negocie agora

Se você trabalha para uma empresa que distribui prêmios de consolação espontaneamente, aproveite. Muitas vezes, porém, você terá que pedir o que quer — se conseguir manter a calma e não se deixar dominar pela rejeição.

“Faça isso na mesma conversa em que lhe disseram que você não conseguiu a promoção”, diz Kathryn Valentine, fundadora da Worthmore Strategies, empresa de consultoria focada em aumentar as habilidades de negociação. “Parte da negociação é preparar o que você dirá a seguir se ouvir um ‘não’.”

É mais provável que você receba um “sim” depois de uma negação, porque a maioria das pessoas não gosta de dizer “não” repetidamente, raciocina ela. Suas chances são ainda melhores se seu pedido for simples ou barato.

Valentine diz que o momento em que você recebe más notícias pode ser o melhor para propor um experimento que, se for bem-sucedido, mostrará que você é inovador e está pronto para mais responsabilidades. Você também pode pedir que a empresa o envie para uma conferência ou, melhor ainda, que o nomeie como palestrante.

A ideia é aumentar seu perfil e expandir sua rede para prepará-lo para a próxima rodada de promoção.

“Veja o que aumenta seu valor de mercado e que você pode negociar”, diz ela.

Contrate um coach

Outro pedido possível é um coach executivo como Sabina Nawaz. Ela diz que a maioria das contas de seus clientes é paga por seus empregadores — muitas vezes após tentativas fracassadas de promoção.

Pedir um coach evidencia algumas coisas. Mostra que você está com vontade de melhorar e que é humilde o suficiente para pedir ajuda. E é uma maneira de descobrir qual é sua posição. Se a empresa estiver disposta a investir em treinamento de liderança, isso é um endosso do seu potencial; se não, bem, aceite a dica.

Nawaz aconselha os clientes a serem explícitos sobre suas ambições para futuras promoções e a perguntar aos gerentes o que será necessário para avançar. Sua trajetória ascendente em um emprego anterior estagnou porque ela não havia preparado um substituto. Seu chefe queria saber se alguém poderia ocupar seu lugar antes de promovê-la, então ela fez questão de ajudar os colegas e mostrar suas habilidades.

Outra vez, disse a um gerente que esperava que ele a defendesse no próximo ciclo de promoção. Quando ele hesitou em apoiá-la, citando uma fraqueza percebida em seu conjunto de habilidades, ela voltou com dados de desempenho para combater suas dúvidas e conseguiu a promoção que almejava.

“Se eu não tivesse plantado essa semente na cabeça dele, isso não teria acontecido”, diz ela.

Lembre-se, todo mundo falha

O currículo do seu chefe provavelmente parece uma lista de promoções, uma após a outra. O que você não vê são as oscilações e os erros.

Garry Ridge foi sendo promovido na WD-40 Company por 35 anos, aposentando-se como executivo-chefe em 2022, mas diz que não seguiu uma linha reta até o topo. Certa vez, estava de olho em uma posição para a qual se achava perfeito, mas acabou vendo outra pessoa assumir o cargo.

“Em vez de me concentrar no que não consegui, concentrei-me no que poderia controlar — aprender, crescer e contribuir no mais alto nível na posição em que estava”, diz ele. “Procurei mentores, aprimorei minhas habilidades e me certifiquei de que, da próxima vez que surgisse uma oportunidade, eu estaria inegavelmente pronto.”

Escreva para Callum Borchers em [email protected]

Traduzido do inglês por InvestNews

Presented by

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Wall Street aposta no sucesso das criptomoedas com o governo Trump

Foi há apenas três anos que uma disputa entre um bilionário polêmico das criptomoedas e…

Coca-Cola e Heineken são as marcas mais lembradas por fãs…

Meio & Mensagem 14 de março de 2025 – 11h37 (Crédito: shutterstock) A Wake Creators,…

Inflação mensal da Argentina volta a subir, pressionada pelo alta de alimentos e bebidas

A inflação na Argentina acelerou ligeiramente em fevereiro, apesar da decisão do presidente Javier Milei…