Meio & Mensagem
21 de março de 2025 – 17h38
A ação evidencia a desigualdade na representatividade literária (Créditos: Divulgação)
A Biblioteca do Memorial da América Latina, em São Paulo, foi temporariamente esvaziada pela Amazon, em uma ação de conscientização pelo Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A iniciativa foi realizada pela AlmapBBDO.
As prateleiras, que costumam abrigar cerca de 50 mil títulos, foram esvaziadas, deixando apenas obras escritas por autores negros. O resultado foi alarmante: restaram apenas 5% dos livros expostos, evidenciando a predominância de autores brancos no mercado editorial brasileiro.
Além do impacto visual, a ação contou com uma programação especial dedicada à leitura e à análise de trechos de obras de pessoas negras, visando fortalecer a literatura negra no país.
Prêmio Kindle Vozes Negras
A ação ainda reforça o posicionamento da Amazon na valorização de escritores negros, ao promover o prêmio Prêmio Kindle Vozes Negras, que reconhece e homenageia autores negros independentes.
As inscrições estarão abertas até o dia 6 de abril, com premiação marcada para novembro deste ano. O escritor vencedor receberá um prêmio em dinheiro e terá sua obra publicada pela editora Companhia das Letras; os finalistas terão suas obras convertidas em audiobooks pela Audible Brasil.