Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ações chinesas sobem em meio as medidas de estímulo ao mercado acionário no país

As ações da China ampliaram seus ganhos nesta terça-feira (22), com as instituições financeiras locais intensificando o uso da nova ferramenta do banco central para fundos buscando reforçar o mercado acionário.

O banco central do país deu início às suas primeiras operações na segunda-feira (21) com um mecanismo de swap criado para reanimar o mercado de ações, trocando ativos no valor de 50 bilhões de iuanes (US$ 7 bilhões) com corretoras, empresas de fundos e seguradoras.

A China International Capital Corporation (CICC) disse nesta terça-feira que realizou sua primeira compra de ações por meio do mecanismo de swap, enquanto a mídia local informou que outra grande corretora, a Guotai Junan, esperava lançar sua compra de ações no âmbito do programa nesta semana.

No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,54%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,57%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,1%.

As ações oscilaram nas últimas sessões, depois de uma montanha-russa nas últimas semanas, após uma série de anúncios de medidas por parte de Pequim.

Os investidores tornaram-se cautelosos quanto à possibilidade de o apoio suficiente para reavivar o crescimento.

Ainda assim, a implementação contínua de medidas e os dados de crescimento econômico do terceiro trimestre melhores do que o esperado deram um piso ao mercado de ações, segundo os participantes do mercado.

“Por enquanto, damos às autoridades o benefício da dúvida de que o ciclo de negócios da China melhorará após o mais recente impulso de crescimento”, disse Yan Wang, estrategista da China na Alpine Macro.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ibovespa cai 0,55% aos 128.196 pontos; dólar sobe 0,9%

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, iniciou a quinta-feira (21) em queda de 0,55%,…

Toffoli retira sigilo de depoimentos sobre grampo ilegal da PF na cela de Alberto Youssef

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), levantou, nesta quinta-feira (21), o sigilo…