O meio-campista Rodri, do Manchester City, ganhou nesta segunda-feira (28) a Bola de Ouro, considerado pelos especialistas da revista “France Football” como o melhor jogador da temporada de 2023/2024. O brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, ficou com a segunda colocação.
Vini era considerado favorito por parte da mídia, e após o vazamento da informação de que Rodri seria o vencedor, a direção do Real decidiu boicotar o evento realizado em Paris.
Uma delegação com 50 pessoas, incluindo Mbappé, que ganhou o Troféu Gerd Muller, de artilheiro da temporada, e Carlo Ancelotti, considerado o melhor treinador, de última hora não viajou à França.
Nas redes sociais, Vini se mostrou frustrado, e vários colegas, jornalistas e fãs se indignaram com o resultado da votação, feita por 100 jornalistas dos países mais bem colocados no ranking da Fifa. Para Rodri, a frustração não deveria impedir o colega de lhe dar os parabéns e aceitar a derrota.
“No final, os prêmios individuais dependem de outras pessoas, de opiniões que valorizam mais umas coisas do que outras. E eu sou capaz de ficar feliz pelos outros, como aconteceu no ano passado, quando ganhou o Léo [Messi], o Erling [Haaland] esteve perto de vencer. E quando um vence, felicito assim que possível , essa é minha filosofia”, disse Rodri em entrevista à TNT Sports.
O meio-campista, campeão da Eurocopa de 2024 com sua seleção, a Espanha, e considerado o melhor jogador da competição, elogiou Vini, disse que o brasileiro tem tempo para ganhar o prêmio, mas citou também como candidato no futuro um companheiro seu de seleção espanhola.
“O Vinícius é um grande jogador, já demonstrou isso durante vários anos, fez uma grande temporada. Não posso dizer muito mais do que isso. Ele tem muito pela frente ainda para ganhar, assim como eu disse ao Lamine [Yamal]”, finalizou Rodri.
Yamal, do Barcelona, de 17 anos, recebeu nesta segunda-feira o Troféu Kopa, de melhor jogador até 21 anos da temporada passada.
Rodri chegou ao Théâtre du Châtelet, local do evento, de muletas porque se recupera de uma lesão ligamentar no joelho direito, sofrida em 22 de setembro em uma partida do City contra o Arsenal, pela Premier League. Segundo o clube, ele não deve jogar mais na temporada.
Quem é Rodri
Rodrigo Hernández Cascante, conhecido como Rodri, nasceu em Madri em 22 de junho de 1996. Formado na base do Atlético de Madrid, ele se profissionalizou no Villarreal, em 2015. Foi na província de Castellón que Rodri concluiu a faculdade de economia e negócios.
Boas atuações pelo Villarreal o levaram de volta ao Atlético de Madrid, em 2018, por 25 milhões de euros. Foi só uma temporada no clube de sua cidade natal, porque em 2019 o Manchester City o contratou por 70 milhões de euros.
Deste então, o meio-campista é um dos destaques do time de Pep Guardiola. Com o City, Rodri conquistou quatro Premier League, uma Liga dos Campeões, um Mundial da Fifa (sobre o Fluminense, em 2023), uma Copa da Inglaterra, duas FA Cup e uma Supercopa europeia.
Pela Seleção da Espanha, além da Euro-2024, também ganhou a Liga das Nações de 2022/2023. Ele foi considerado o melhor jogador dessas duas competições.
Método de votação da Bola de Ouro
A primeira etapa é a criação de uma lista prévia com 30 indicados por um corpo de jornalistas e especialistas da France Football.
Essa lista é submetida a 100 convidados dos países com melhor posição no ranking da Fifa, chamados para votar em quem merece ganhar a Bola de Ouro. Cada jurado seleciona dez jogadores, em ordem decrescente, que recebem 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos, de acordo com a posição escolhida.
Aquele que tiver a pontuação mais alta fica com a Bola de Ouro. Em caso de empate, o critério da France Football é levar em conta quem foi mais votado em primeiro lugar.