Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

As marcas mais preparadas para o futuro, segundo pesquisa


Meio & Mensagem

28 de outubro de 2024 – 17h15

Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú são as cinco marcas mais preparadas para o futuro no Brasil, segundo estudo “Future-Proof Score 2024”, da Timelens, consultoria de dados da FutureBrand.

De acordo com o ranking composto ao todo por 30 marcas, as cinco primeiras se destacam por manter-se fiel ao propósito, seja por meio da visão clara de futuro ou por desafiar suas categorias.

Ranking da Timelens revela 30 marcas à prova de futuro (Crédito: eamesBot / shutterstock)

Vale destacar que o Nubank figurou em primeiro lugar no ranking com score de 792, impulsionado pela expansão internacional e sua capacidade de oferecer uma experiência consistente e inovadora aos clientes.

Em comparação com o ranking de 2021, o setor de bens de consumo continua sendo o mais representado, com dez marcas, seguido pelo varejo, com oito marcas, e serviços, com quatro.

Além disso, Natura e O Boticário ganharam destaque pelo compromisso com sustentabilidade e inovação; Apple, Microsoft e Google pelos avanços em inteligência artificial e realidade aumentada; e Mercado Livre e Amazon pela capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, oferecendo experiências únicas e altamente personalizadas para os consumidores.

A pesquisa revela ainda que as marcas que mais desafiam suas categorias são aquelas que investem em inovação tecnológica e na construção de uma visão de longo prazo.

O levantamento também aponta as marcas que tiveram maior crescimento em relação à edição de 2021. Embora a variação média do ranking de 2024 tenha sido de 1,3%, indicando relativa estabilidade, algumas marcas se mostraram mais empenhadas com seu compromisso com o futuro. Nos últimos três anos, Itaú aumentou 12%; a Apple 8%; e Mercado Livre 7%, sendo as três que mais cresceram.

O ranking de 2024 conta com novas marcas de uma diversidade de setores, tanto com marcas tradicionais como Banco do Brasil e Petrobras, que estão aprimorando sua relevância ao fortalecerem seus pilares essenciais, quanto marcas, como Hering, O Boticário e Porto Seguro, que estão se reinventando, transformando seu legado em estratégias focadas na experiência do cliente, e as asiáticas Shopee e Shein, recém-chegadas ao mercado, que rapidamente construíram relevância com estratégias diferenciadas e forte experiência de consumo.

Metodologia

Para chegar nesses resultados, a pesquisa mapeou mais de 889 marcas, considerando aspectos como relevância digital, sustentabilidade e capacidade de criar conexões emocionais com os consumidores.

Combinando métodos quantitativos e qualitativos, o estudo avalia as marcas em componentes digitais e físicos a partir do entendimento da marca nas lentes de propósito e experiência.

Para chegar nessas 30 marcas, o levantamento analisou mais de 22,1 bilhões de buscas no Google BR, 285 milhões de menções espontâneas nas redes sociais e 38,8 milhões de menções em notícias. Confira o ranking completo abaixo:

# Marcas Setor Score 2024 Variação 2024/2021
1 Nubank Financeiro 792 1%
2 Netflix Serviços 773 2%
3 Mercado Livre Varejo 755 7%
4 Amazon Varejo 747 6%
5 Itaú Financeiro 743 12%
6 Natura Bens de consumo 742 -8%
7 Apple Tecnologia 723 8%
8 Microsoft Tecnologia 711 4%
9 Google Tecnologia 710 6%
10 iFood Serviços 706 -3%
11 Adidas Bens de consumo 689 3%
12 Spotify Serviços 688 4%
13 Samsung Tecnologia 680 -3%
14 McDonald’s Bens de consumo 670 1%
15 Magazine Luiza Varejo 665 -9%
16 C&A Varejo 663 -5%
17 Renner Varejo 662 -2%
18 Burger King Bens de consumo 660 2%
19 Coca-Cola Bens de consumo 658 -1%
20 RedBull Bens de consumo 657 =
21 O Boticário Bens de consumo 656 NOVA
22 Nestlé Bens de consumo 655 3%
23 Brastemp Bens de consumo 654 1%
24 Shopee Varejo 653 NOVA
25 Porto Seguro Serviços 651 NOVA
26 Hering Varejo 643 NOVA
27 Skol Bens de consumo 640 2%
28 Shein Varejo 639 NOVA
29 Banco do Brasil Financeiro 638 NOVA
30 Petrobras Energia 636 NOVA

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Davos 2025: elite econômica se reúne com guerras liderando riscos globais

Conflitos armados são o principal risco em 2025, segundo uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial,…

Brasil e França assinam acordo de combate ao garimpo ilegal na Amazônia

O Brasil e a França assinaram, nesta semana, um acordo de combate ao garimpo ilegal…

Qatar Airways Leva Comissária de Bordo Digital ao Instagram

Segundo Babar Rahman, vice-presidente sênior de marketing da companhia, a iniciativa…