Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

As marcas mais valiosas – e as mais fortes


Meio & Mensagem

30 de outubro de 2024 – 16h02

Nubank ficou em primeiro lugar entre as marcas mais valiosas pelo ranking BAV (Crédito: Shutterstock)

O setor financeiro é o detentor da marca mais valiosa e, também, da marca mais forte do Brasil, de acordo com o mais recente resultado do Brand Asset Index, estudo realizado pela holding WPP e pela Design Bridge and Partners.

Tanto a definição do ranking das marcas mais valiosas quanto da lista das marcas mais fortes do Brasil é elaborado a partir do Brand Asset Valuator (BAV), uma metodologia proprietária do WPP, que reúne dados globais sobre equity e imagem de marcas.

Metodologia das marcas mais valiosas e mais fortes do Brasil

O WPP e a Design Bridge and Partners estruturam os rankings a partir da seleção de 150 empresas brasileiras que tenham ações em Bolsa, analisando a performance das ações entre os meses de janeiro e maio deste ano.

Esses dados são cruzados com a mensuração do valor intangível da marca, calculado a partir da diferença entre o valor de mercado e o patrimônio contábil, a partir de cálculos feitos pelas TM20 Branding, com informações da ElosAyta.

relacionadoItaú Ingrid Silva

Itaú, Banco do Brasil e Bradesco seguem como as marcas mais valiosas

Por fim, as empresas conseguem, a partir da metodologia BAV, estabelecer o valor para cada uma das empresas.

Marcas mais valiosas do Brasil

Pelos critérios estabelecidos pelo estudo, o Nubank ficou na primeira posição, como a marca mais valiosa do Brasil. A empresa financeira foi classificada com valor de R$ 26,226 bilhões, ficando à frente de Mercado Livre e de Itaú, que, respectivamente, ocuparam a segunda e terceira posição.

Veja, abaixo, o ranking das dez marcas mais valiosas e seu respectivo Brand Asset Valuator.

1- Nubank – R$ 26,446 bilhões
2- Mercado Livre – R$ 16,037 bilhões
3- Itaú – R$ 8,163 bilhões
4- Vivo – R$ 3,432 bilhões
5- XP – R$ 2,833 bilhões
6- Brahma – R$ 2,283 bilhões
7- Localiza – R$ 2,002 bilhões
8- Ipiranga – R$ 1,573 bilhão
9- Petrobras – R$ 1,377 bilhão
10- Caixa Seguros – R$ 1,344 bilhão

As Marcas Mais Fortes do Brasil e do mundo

O WPP e a Design Bridge and Partners também elaboraram o ranking das Marcas Mais Fortes no Brasil e no Mundo.
Essa avaliação, no entanto, foi feita a partir de uma pesquisa quantitativa, feita em território brasileiro, com base em 18 mil entrevistas, ao longo do primeiro semestre de 2024.

Segundo a avaliação, as marcas que compõem o ranking das mais fortes têm em comum a forte presença no cotidiano dos brasileiros, ao oferecerem soluções simplificadas e úteis.

A primeira colocada reflete essa premissa: o Pix, que se tornou o meio de pagamento mais utilizado no País, foi considerado como a marca mais forte do território nacional.

Veja, abaixo, a lista das 10 Marcas Mais Fortes do Brasil:

1- Pix
2- Boticário
3- Cacau Show
4- Brastemp
5- Tramontina
6- iFood
7- Havaianas
8- Nubank
9- Natura
10- Sebrae

Marcas Globais Mais Fortes

A pesquisa também perguntou aos consumidores sobre as marcas globais mais fortes. Todas são do universo da tecnologia e digital. Veja:

1- WhatsApp
2- Google
3- YouTube
4- Instagram
5- Netflix
6- Shopee
7- Microsoft
8- Google Maps
9- Amazon Prime
10- ChatGPT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Alta de commodities pode ajudar mercado brasileiro nesta segunda

A decisão de juros do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), na quarta-feira,…

Dólar tem queda em início de semana com inflação do Brasil e dos EUA

O dólar tinha baixa frente ao real nas negociações desta segunda-feira (9), com os investidores…

Ex-presidente de associação dos tribunais de contas se lança para vaga no TCU

Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) desde 2008, o gaúcho…