Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Audiência discute concessão inédita da Hidrovia do Rio Paraguai

O Brasil poderá contar com a primeira concessão hidroviária do país, referente à Hidrovia do Rio Paraguai. Se aprovada, a previsão é de um aumento expressivo na movimentação de cargas, podendo atingir entre 25 e 30 milhões de toneladas anuais até 2030.

A hidrovia cobre um trecho de 600 km entre Corumbá e Porto Murtinho, no sul de Mato Grosso do Sul. O projeto prevê um investimento inicial de R$ 63,9 milhões nos primeiros cinco anos, focado na infraestrutura e segurança da navegação.

A audiência pública para discutir a iniciativa ocorreu nesta terça-feira (6), na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor).

Segundo o Mpor, o modal hidroviário tem custo inferior ao do transporte rodoviário e ferroviário, sendo uma alternativa sustentável para a exportação de grãos, minérios e outros produtos.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância do projeto:

“Essa hidrovia será fundamental para avançarmos no escoamento inédito de ferro no Brasil, além de ampliar o transporte de outros insumos. Também representa um atrativo estratégico para a região.”

A concessão, com duração de 15 anos e possibilidade de prorrogação, visa melhorar a logística de transporte, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a eficiência no escoamento da produção local.

O modelo pode servir de referência para outras concessões hidroviárias, impulsionando investimentos privados e reduzindo custos logísticos para o agronegócio e a indústria.

Próximos passos da concessão:

Consulta Pública: 1º trimestre
Envio ao TCU: 2º trimestre
Leilão: 4º trimestre

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Petróleo fecha em queda, com cessar-fogo e sanções dos EUA no radar

Os contratos futuros do petróleo fecharem em queda nesta quinta-feira (6) em meio a catalisadores…

Senado tem trocas de lideranças em 2025; veja mudanças

Após o retorno dos trabalhos legislativos nesta semana, o Senado teve algumas mudanças nas lideranças…

Cientistas Preveem Devastação Caso Asteroide Atinja a Terra

Reuters Foto do asteróide Bennu, composta por 12 imagens PolyCam coletadas em 2018 pela…