Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Banco Central confirma expectativa e sobe Selic para 11,25% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central confirmou a expectativa do mercado e decidiu, nesta quarta-feira (6), elevar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, a 11,25% ao ano. A decisão pela segunda alta seguida na Selic foi unânime.

O Copom destacou a necessidade do controle da dívida pública, tema que vem preocupando os grandes agentes do mercado e que movimentou a pauta do governo federal nos últimos dias.

A autoridade monetária lembrou que “uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida, com a apresentação e execução de medidas estruturais para o orçamento fiscal, contribuirá para a ancoragem das expectativas de inflação.”

Assim como ocorreu na reunião de setembro, o Banco Central evitou dar orientações futuras (“forward guidance”) sobre o que será feito com a taxa Selic. “O ritmo de ajustes futuros na taxa de juros e a magnitude total do ciclo de aperto monetário serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerão da evolução da dinâmica da inflação”, despistou o Copom.

Brasília (DF) 25/04/2024 O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participa da abertura do G20 TechSprint, na sede do BC.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Para contonar tarifas de Trump, conselheiros da China pedem crescimento de 5% em 2025

Trabalhadores em obra de estação de trem, em Huzhou, na China 17/10/2024 China Daily via…

BB lança fundo garantidor FGO no crédito rural em apoio ao Rio Grande do Sul

O Banco do Brasil (BB) disponibilizou nesta semana o Fundo de Garantia de Operações (FGO)…

Bolsonaro após indiciamento: Moraes faz tudo que não diz a lei

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o ministro Alexandre de Moraes depois de ser indiciado…