Acessibilidade
Lançado nesta quinta-feira (31), o ChatGPT Search é uma ferramenta de busca online integrada ao chatbot de inteligência artificial da OpenAI. Com o novo buscador, os usuários podem fazer pesquisas sobre assuntos atuais, como notícias, cotações de ações e placares esportivos, e receber links para as respectivas fontes de informação. Em suma, o ChatGPT Search é um concorrente direto do buscador do Google.
Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para os assinantes do ChatGPT Plus e Team. De acordo com a OpenAI, os “usuários Enterprise e Edu terão acesso nas próximas semanas e o lançamento para usuários gratuitos ocorrerá nos próximos meses”.
Leia também
Para utilizar o ChatGPT Search, basta clicar no ícone de busca na web, que está ao lado do ícone de anexo de documentos. Em alguns casos, de acordo com a pergunta, a inteligência artificial acionará o buscador automaticamente.
A empresa firmou parcerias com fornecedores de notícias e dados como Associated Press, Axel Springer, Condé Nast, Dotdash Meredith, Financial Times, GEDI, Hearst, Le Monde, News Corp, Prisa (El País), Reuters, The Atlantic, Time e Vox Media. Mas qualquer site ou publisher pode escolher aparecer no ChatGPT Search.
O Google, da Alphabet, é o principal produto de pesquisa disponível no mercado. O pioneiro, de 1998, se manteve consistentemente no topo do mercado de buscas online desde sua fundação. Concorrentes que surgiram anteriormente, como o Bing, da Microsoft, e o Yahoo, não conseguiram conquistar os usuários da plataforma. No entanto, o crescimento exponencial do ChatGPT e a rápida adesão do público aos chatbots de IA podem representar um desafio inédito para a Big Tech.