O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou na manhã desta terça-feira (4) as notas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), com mais de 6,6 mil vagas e que contou com mais de um milhão de inscritos em todo o país.
Foram divulgadas a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 ao 7 e a primeira lista de convocação para os cargos que possuem cursos de formação.
Os convocados terão somente têm até esta quarta (5) confirmar a presença no curso de formação do “Enem dos Concursos”.
O curso de formação é uma etapa de caráter eliminatório e classificatório para os cargos aos quais é obrigatória a realização.
Para realizar a confirmação, o selecionado deve ir à área do candidato do CNU e responder “sim” à convocação.
Ao todo nove cargos exigem curso de formação, com duração que varia de 580 horas a 140 horas. A etapa é presencial para oito dos cargos.
Após a conclusão do curso de formação, será publicada lista de classificação final dos candidatos aprovados no concurso dentro do número de vagas imediatas.
Como o curso de formação afeta a nota final do CNU?
De acordo com o novo edital, após o curso de formação, a nota final será obtida a partir de um cálculo que considera a soma das notas ponderadas das provas objetivas, discursiva, de avaliação de títulos, caso haja, e a nota final do curso de formação.
Para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho, a nota do curso de formação será apenas classificatória para os candidatos aprovados no curso de formação, já que para este cargo, a etapa é eliminatória. O cargo é o único que permite a modalidade híbrida.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) também promoverá nesta terça-feira (4), às 16 horas, live para tirar dúvidas sobre o concurso, com detalhes da divulgação dos resultados e tirar as dúvidas dos candidatos sobre os próximos passos do CNU.
Caso haja empate na nota, como que será feita a classificação?
Em casos de empate, o novo edital também define critérios preferenciais, que obedecerão ordem de idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição, prevalecendo o de idade mais elevada.
- Maior nota no curso de formação;
- Maior número de pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
- Maior número de pontos na prova objetiva de conhecimentos gerais;
- Ter atuado em júri popular;
- ter prestado serviço eleitoral voluntário;
- Senioridade.
Os candidatos poderão acessar seus resultados individuais na “Área do Candidato” do site oficial do concurso.
Após fazer o login, estarão disponíveis as seguintes informações:
- Nota na prova objetiva
- Nota na prova discursiva
- Nota na avaliação de títulos
- Resultado das bancas de Pessoas com Deficiência (PCD), Heteroidentificação e Indígena
- Nota final ponderada em cada cargo
- Classificação geral e por cotas (PCD, Pessoa Negra – PN ou Pessoa Indígena – PI)
- Situação no cargo: aprovado em vagas imediatas, aprovado em lista de espera/cadastro reserva, convocado para curso de formação ou eliminado
Cada candidato aparecerá como aprovado em apenas um cargo, seja por ampla concorrência ou cotas, mas poderá estar em diversas listas de espera para cargos de maior preferência.
Cronograma
- 4 de fevereiro – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos e dos recursos da veracidade de situação declarada
- 4 de fevereiro – Divulgação das notas finais para todos os candidatos em cada cargo em que estiverem inscritos e da 1ª lista de classificação para todos os cargos
- 4 de fevereiro – Divulgação da 1ª convocação para os cursos de formação
- 4 e 5 de fevereiro – Prazo para confirmação de participação em curso de formação
- 11 de fevereiro – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos
- 11 de fevereiro – Previsão de divulgação dos resultados finais
- 11 de fevereiro – Divulgação da 2ª lista de classificação para todos os cargos e 2ª convocação para cursos de formação
- 11 e 12 de fevereiro – Prazo para confirmação de participação em curso de formação
- 18 de fevereiro – Divulgação da 3ª lista de classificação para todos os cargos e 3ª convocação para cursos de formação
- 18 e 19 de fevereiro – Prazo para confirmação de participação em curso de formação
- 28 de fevereiro – Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos e convocação para matrícula nos cursos de formação
Saiba idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar em 2025