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Como Funciona o Confuso Mercado de Cybertrucks Usados

Getty Images


Depois de quatro meses pesquisando, ainda estou tentando entender o mercado de Cybertrucks usados — e os revendedores não ajudam. Conversei com quatro concessionárias em Los Angeles sobre os preços e apenas uma me deu uma resposta semi-racional.

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A Tesla entregou os primeiros Cybertrucks no final do ano passado, com o extravagante preço de US$ 100 mil pela Foundation Series. Os sortudos que receberam as entregas iniciais, venderam as unidades com baixa quilometragem por preços inflacionados. Os valores chegaram a US$ 200 mil entre fevereiro e março deste ano, segundo a página de tendências de preços do CarGurus.

O mercado de Cybertrucks mudou muito desde então. Hoje, a Tesla vende modelos AWD por US$ 79.990. Seguindo a lógica, os veículos usados deveriam ser vendidos por valores abaixo dos novos. Mas isso não aconteceu. De acordo com o CarGurus, o preço médio na última semana de dezembro estava em torno de US$ 103 mil.

Confira as justificativas das concessionárias de Los Angeles sobre os preços dos Cybertrucks

Concessionária #1:

A justificativa de preço mais sensata (embora não para mim) veio de uma concessionária vendendo um Foundation Series por pouco menos de US$ 92 mil. Sim, isso é abaixo do preço original de US$ 100 mil do AWD Foundation Series, que incluía o Full Self Driving (FSD) como padrão. Isso pode até fazer algum sentido para iniciantes. Mas, olhando com mais calma, algo não bate.

Um AWD novo direto da Tesla custa US$ 79.990. Com o FSD (US$ 8 mil), o valor sobe para cerca de US$ 88 mil. (Ou você pode assinar o FSD por US$ 99/mês e manter o preço nos US$ 79.990.) Então, por que pagar US$ 92.000 por um Foundation Series usado? Ainda estou esperando uma resposta.

(Nota: a Foundation Series inclui extras, como o emblema exclusivo e a capacidade de backup Powershare Home. Além disso, você ganha o direito de se gabar por possuir um Foundation CT.)

Concessionária #2:

Esta concessionária estava vendendo um AWD usado por mais de US$ 114.000. A melhor parte era a baixa quilometragem, cerca de 1.000 Km. Quase novo. Mas isso não significa que faz sentido. Ainda não entendo o que você ganha com um Cybertruck de US$ 114 mil que não pode obter com um AWD de US$ 79.990 direto da Tesla.

Quando questionei, o vendedor disse que “o valor é definido pelo mercado.”

Concessionária #3:

Outro Cybertruck AWD, com quilometragem baixa, estava listado por quase US$100 mil. Espere, estou perdendo algo aqui?

Concessionária #4:

O argumento desta concessionária era simples: “Você pode ter hoje.” Por que esperar algumas semanas para receber um direto da Tesla?

Conclusão

Minha impressão é que os revendedores de Cybertrucks usados vão manter os preços enquanto houver compradores dispostos e enquanto o mercado continuar ditando as regras.

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