Meio & Mensagem
29 de janeiro de 2025 – 11h33
A população está cada vez mais interessada em veículos elétricos. É o que aponta estudo realizado pela Macfor, agência especializada em estratégias e soluções digitais.
A pesquisa aponta para um aumento de 74% em buscas por carros elétricos em 2024 em relação ao pico de 2023, quando as chinesas BYD e JAC passaram a ter mais relevância no mercado devido a seus modelos competitivos e acessíveis. Também no ano passado, as buscas pelo termo cresceram quase 60%: foram quase 218 mil pesquisas.
O maior interesse fica concentrado no Distrito Federal, São Paul, Goiás e Santa Catarina. Segundo a Macfor, devido a fatores como maior infraestrutura e renda.
A procura pela BYD no digital, inclusive, foi 141% maior no último ano. Há um destaque para o modelo BYD Dolphin (120% a mais de buscas). O estudo credita a popularidade da marca à sua forte estratégia de mídia, se consolidando como top of mind no mercado. Já as da Tesla, de Elon Musk, caíram 6%.
Apesar disso, a Fiat segue no topo de buscas no setor, com seu modelo Fiat 500, o elétrico mais popular da montadora. Outros modelos, como Renault Kwid e Volvo XC40 também aparecem entre os interesses dos brasileiros.
De fato, os preços competitivos dos veículos elétricos chamam a atenção, mas a agência aponta, ainda, para o fato de que marcas tradicionais de combustão ainda são dominantes. Ou seja, ainda é preciso mais instrução sobre os veículos elétricos para melhor compreensão das vantagens que proporcionam.