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Delta processa CrowdStrike por falha em software e prejuízo de US$ 500 milhões

A CrowdStrike bem que tentou chegar a um acordo, mas não deu. A Delta Airlines entrou nesta sexta-feira (25) com um processo judicial contra a empresa de cibersegurança devido ao caos causado neste verão. Em julho, uma “catastrófica” atualização de software desabilitou milhões de computadores em todo o mundo e aterrissou grande parte da frota de passageiros da companhia aérea.

A atualização deixou as operações da Delta paralisadas por dias, forçando milhares de cancelamentos e atrasos de voos que afetaram mais de um milhão de seus clientes, disse a companhia aérea na ação judicial.

A CrowdStrike pediu desculpas publicamente após o erro de 19 de julho desligar computadores que executam o Windows, sistema operacional da Microsoft.

A interrupção paralisou aeroportos, bancos, bolsas de valores e empresas ao redor do mundo — e provou ser especialmente desafiadora para a Delta, que lutou por dias para retornar sua programação de voos ao normal. Desde então, a CrowdStrike anunciou mudanças abrangentes em como testa e implanta atualizações de conteúdo.

LEIA MAIS: Falha da CrowdStrike expõe fragilidades no balanço financeiro da companhia

Passageiros fazem fila no aeroporto de Suvarnabhumi enquanto uma interrupção global de TI causada por uma interrupção da Microsoft e um problema de TI da Crowdstrike se combinam e afetar os usuários de vários países. Foto: Mailee Osten-Tan/Getty Images

Prejuízo astronômico

A Delta afirma que a atualização defeituosa custou à companhia aérea pelo menos US$ 500 milhões em perdas diretas — além de “graves danos à sua reputação e boa vontade”, de acordo com a queixa, apresentada na sexta-feira em um tribunal estadual na Geórgia.

A CrowdStrike disse em um comunicado que as reivindicações da Delta se baseiam em desinformação que “demonstram uma falta de compreensão de como funciona a cibersegurança moderna” e refletem uma tentativa desesperada de transferir a culpa por sua lenta recuperação de sua falha em modernizar sua infraestrutura de TI ultrapassada.

A empresa de cibersegurança disse que tentou chegar a uma resolução extrajudicial sobre a atualização, mas que “a Delta escolheu um caminho diferente.”

LEIA MAIS: Apagão cibernético rende ameaças e acusações entre Microsoft, CrowdStrike e Delta Airlines

A Delta afirma que a atualização de software foi “forçada” à empresa — e não foi algo que sua equipe de TI instalou.

“Essas atualizações foram empurradas para os clientes e seus sistemas mesmo quando os clientes não habilitaram as configurações de atualização automática”, de acordo com a queixa.

As reivindicações da Delta contra a CrowdStrike incluem fraude, violação de contrato, práticas comerciais enganosas e invasão de computadores.

A CrowdStrike, que antes do apagão cibernético vivia ‘lua de mel’ com o mercado, também enfrenta litígios de investidores sobre o apagão.

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