O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nessa terça-feira (17) que a democracia se provou resiliente e as instituições se mostraram fortes em relação à tentativa de golpe de Estado investigada pela Polícia Federal (PF) que tem inquérito na Corte.
“Tivemos um governo anterior extremamente difícil, refratário às observâncias das regras do jogo, toda a perturbação do ambiente político e do ambiente eleitoral. O resultado são essas investigações que nós vimos agora e que resultam muito graves preocupações para a democracia. Mas a democracia se provou ele resiliente e as instituições mostraram-se fortes”, disse Mendes.
O ministro participou do seminário do jornal Correio Braziliense sobre os desafios do Brasil em 2025. O magistrado afirmou que o STF atuou bem, assim como as instituições em geral e deram a resposta adequada.
“Por isso nós estamos tendo essas investigações avançadas que devem resultar já no início do ano que vem, possivelmente em oferecimento de denúncias no Supremo Tribunal Federal em relação a pessoas que participaram de conseguir atas de tentativas de golpe”, prosseguiu.
Urna eletrônica
As eleições municipais deste ano foram lembradas por Gilmar Mendes, dizendo que não se tocou mais no assunto das fraudes.
“Agora realizamos as eleições de 2024 com a maior tranquilidade. Ninguém mais falou em urna eletrônica, o que mostrava que aquilo era uma trôpega invenção”, citou.