O Ibovespa fechou estável e o dólar voltou a ganhar força contra o real nesta terça-feira (15), com desvalorização de commodities pressionando o mercado doméstico.
Na ponta oposta, a expectativa com a temporada de balanços na próxima semana e expectativas com política fiscal descontaram o cenário internacional.
O principal índice do mercado brasileiro encerrou a sessão com leve alta de 0,03%, aos 131.043 pontos, com pressão negativa das blue chips em dia de perda para minério de ferro e petróleo.
A Vale (VALE3) — papel com maior peso no Ibovespa — fechou com recuo de 1,23% em linha com a desvalorização de 0,38% dos contratos de minério negociados na bolsa de Dalian, na China.
Na mesma direção, Petrobras (PETR4) recuou 0,82%, em dia que o petróleo perdeu mais de 4% após notícias apontarem que Israel não irá atacar instalações petrolíferas e nucleares no Irã.
A queda das commodities também pressionou o câmbio com a piora dos termos de trocas entre os países exportadores, com dólar fechando a sessão em alta de 1,36%, negociado a R$ 5,658 na venda.
Para a analista de renda variável Bruna Sene, da Rico, a expectativa pela temporada de balanços corporativos do terceiro trimestre no Brasil na próxima semana e o “bom humor” estendido da véspera com notícias sobre contenção de gastos pelo governo ajudaram o Ibovespa a ficar no azul.
Segundo o Itaú BBA, a temporada de resultados deve ser “levemente positiva”.
“Em comparação com o trimestre anterior, devemos ver uma aceleração no lucro líquido, mas um crescimento mais suave em receitas e Ebitda”, afirmaram analistas do Itaú BBA liderados por Daniel Gewehr.
O Ibovespa conseguiu se segurar no patamar dos 130 mil pontos, região considerada de suporte, mas há também quem veja o cenário como um “copo meio vazio”.
“Esses 130 mil pontos deveriam ser um suporte, mas quando a gente olha a máxima recente do Ibovespa, de 28 de agosto, só 15 ativos estão no positivo desde lá”, afirmou Enrico Cozzolino, sócio e head de análises da Levante Investimentos, referindo-se à variação acumulada das ações do Ibovespa desde o pico recorde do índice.
“Apesar de termos tido aquela notícia ontem sobre o governo estudar planos para reduzir gastos, não tivemos definições ou mudanças estruturantes do lado do cenário político local”, acrescentou.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!
*Com Reuters