Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudo sobre reserva nacional de bitcoin será prioridade, diz czar cripto de Trump

A viabilidade da ambição de Donald Trump de criar uma reserva nacional de bitcoin ainda está sendo estudada por autoridades da administração, disse o czar cripto da Casa Branca, David Sacks, ao se reunir com parlamentares para avançar nas políticas do novo presidente sobre ativos digitais.

“Essa é uma das primeiras coisas que vamos analisar como parte do grupo de trabalho interno da administração”, disse Sacks sobre a possível reserva de bitcoin em uma coletiva de imprensa em Washington, na terça-feira. “Ainda estamos esperando a confirmação de alguns membros do gabinete que fazem parte do grupo de trabalho, então estamos nos estágios iniciais disso. Mas essa é uma das primeiras coisas que vamos avaliar.”

Quando questionado sobre como a indústria cripto será envolvida nos esforços da Casa Branca, Sacks afirmou: “Faremos um anúncio em algum momento que autorizará algum tipo de contato com o setor.”

Sacks foi acompanhado na coletiva de imprensa por parlamentares republicanos, que anunciaram a formação de um grupo de trabalho bicameral no Congresso para desenvolver regulamentações sobre criptoativos.

LEIA MAIS

  • Setor cripto vê ordem executiva de Trump como avanço para uma regulação favorável
  • Por que apoiar as criptomoedas é uma prioridade para Trump

Sacks, um investidor de risco do Vale do Silício, foi escolhido por Trump para ser o primeiro czar de cripto e inteligência artificial da Casa Branca, um cargo que lhe dá um papel de destaque na formulação das políticas da administração para dois setores em rápido crescimento. Trump prometeu impulsionar as indústrias de IA e cripto ao reduzir restrições regulatórias e aumentar investimentos.

Na primeira semana de governo, o presidente assinou uma ordem executiva que criou um grupo de trabalho para assessorar a Casa Branca nas políticas sobre ativos digitais, com a participação de agências federais importantes, incluindo o Departamento do Tesouro, o Departamento de Justiça, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC). O grupo tem a missão de apresentar um relatório em cerca de seis meses, recomendando um marco regulatório e propostas legislativas, como a criação de um estoque estratégico de ativos digitais.

Sacks se reuniu com parlamentares republicanos, incluindo os senadores Tim Scott, presidente do Comitê Bancário do Senado, e John Boozman, que lidera o Comitê de Agricultura do Senado; além dos representantes French Hill, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, e Glenn Thompson, chefe do Comitê de Agricultura da Câmara.

Enquanto Trump busca cumprir suas promessas relacionadas aos ativos digitais — nomeando figuras favoráveis à indústria para sua administração e concedendo perdão a Ross Ulbricht, fundador do notório site Silk Road — ele precisará do apoio do Congresso, controlado pelos republicanos, para concretizar algumas de suas políticas.

O foco de Trump marca uma mudança para um presidente que anteriormente era cético em relação aos ativos digitais, mas que passou a abraçar o setor durante a eleição de 2024, à medida que executivos e entusiastas cripto mobilizaram sua crescente influência e poder financeiro para eleger candidatos favoráveis à indústria.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Agronegócio adere à energia solar e pode impulsionar busca por baterias no Brasil

O agronegócio brasileiro vem ampliando a geração própria de energia solar para reduzir custos. Aliado…

China pede cooperação com UE em meio a “desafios globais“ e tarifas dos EUA

A China está disposta a trabalhar com a União Europeia para impulsionar a cooperação e…

Lula deseja rápida recuperação ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desejou uma rápida recuperação ao prefeito de…