Meio & Mensagem
29 de janeiro de 2025 – 6h12
A ligação do público brasileiro com o futebol americano e a National Football League (NFL) tem gerado impactos positivos para os patrocinadores. Isso é o que mostram os dados da mais recente onda do Sponsorlink, pesquisa do Ibope Repucom sobre hábitos, perfil, atitudes, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de esportes.
Segundo o levantamento, 77% dos apaixonados pela NFL afirmam ser fiéis a uma marca que patrocina seu time ou atleta favorito, índice 45% superior em comparação com a média dos brasileiros conectados.
Além disso, esse público está mais inclinado a experimentar, pela primeira vez, algum produto ou serviço de uma marca que patrocina um atleta ou time que gosta muito. O índice de experimentação de produtos de marcas patrocinadoras entre os fãs da NFL alcança 82%, 32% acima da média da população conectada.
Como foi o primeiro jogo da NFL no Brasil?
Público brasileiro e o futebol americano
Os fãs do esporte representam 35% da população ou 41 milhões de brasileiros. O número representa crescimento de 310% no volume de indivíduos em comparação a 2014. Na ocasião, a modalidade somava dez milhões de fãs.
Em 2014, apenas 18% dos brasileiros conectados se declaravam fãs de futebol americano, a maioria homens e jovens. Já em 2024, o perfil é quase igualitário entre homens e mulheres, e possui maior afinidade com o público de 30 a 39 anos. Além disso, o total de fãs da modalidade com renda alta é cerca de 20% maior que a média da população conectada.
Metodologia
A onda da pesquisa realizada em junho 2024 incluiu dois mil respondentes. A amostra representa 117,2 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais.
Super Bowl LIX
A grande final da temporada 2024/2025 da NFL está marcada para domingo, 9 de fevereiro. Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles disputarão o Super Bowl LIX. O jogo será no Caesars Superdome, em New Orleans.