Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Fim de eleições deve destravar processos contra Bolsonaro no STF

O fim das eleições municipais deve destravar o andamento de processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro pode ser formalmente acusado em duas investigações que tramitam na Corte.

A Polícia Federal concluiu que o ex-presidente cometeu os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa ao atuar para desviar joias dadas de presente pela Arábia Saudita enquanto era presidente.

A corporação também indiciou Bolsonaro pelos crimes de inserção de dados falsos e associação criminosa por participação em esquema de fraude em registro no cartão vacinal contra a Covid-19.

Cabe agora ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidir se denuncia o ex-presidente pelos crimes apontados pela PF, pede o arquivamento das investigações ou solicita mais diligências aos investigadores.

A CNN mostrou em julho que Gonet não pretendia oferecer eventual denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias sauditas durante o período eleitoral.

O procurador-geral quis evitar que uma eventual acusação contra o ex-presidente interferisse nas eleições municipais.

A postura de Gonet foi adotada não somente neste caso, mas em todas as investigações sensíveis em andamento no STF. A Polícia Federal adotou postura semelhante. Com o fim das eleições, a tendência é a de que outras investigações passem a tramitar com mais celeridade no tribunal.

Outros inquéritos que devem ganhar um novo ritmo são os que apuram uma suposta trama golpista na alta cúpula do governo de Jair Bolsonaro e o que investiga um esquema de espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na gestão Bolsonaro.

 

Partidos do Centrão vão comandar 63% das prefeituras do país

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Corinthians realiza ações especiais para torcedores na final do Paulistão

Com o time preparado para a decisão do Campeonato Paulista, o Corinthians prepara ações de…

Foi estudar no exterior? Veja como informar no Imposto de Renda seus gastos com educação

Página da Declaração do Imposto de Renda 2025 Você sabia que pode deduzir os gastos…

BTG nomeia Alessandro Farkuh para chefiar área de M&A do banco

O BTG Pactual nomeou, na quarta-feira (26), Alessandro Farkuh para chefiar a área de M&A…