Lu Prezia
Acessibilidade
Liderança, protagonismo feminino e o mercado de luxo foram os temas centrais da sexta edição do Forbes Power Lunch Mulheres Mais Poderosas do Brasil, realizado nesta sexta-feira (28) no Fasano Jardins, em São Paulo. O evento reuniu 100 lideranças femininas de diferentes setores para celebrar as homenageadas da lista deste ano.
“Hoje é um dia especial, em que destacamos 15 mulheres extraordinárias, exemplos vivos de inovação e transformação”, afirmou Donata Meirelles, colunista da Forbes e diretora geral da ForbesLife Fashion, na abertura do almoço. O evento contou com o patrocínio de Eudora, Itaú Personnalité e Lexus, além do apoio de Veuve Clicquot e Priya.
Entre os destaques da edição estavam nomes como Magda Chambriard, presidente da Petrobras; Bruna Tavares, influenciadora e empresária; Sonia Guimarães, professora do ITA; Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina; Geyze Diniz, cofundadora e presidente do conselho do Pacto Contra a Fome; e Vanusia Nogueira, diretora da Organização Internacional do Café.
“Reconhecemos não apenas suas conquistas individuais, mas o impacto coletivo que suas jornadas têm na sociedade”, destacou Cécilia De Saint-Viteux Miles, head de comunicação da Forbes, sobre a seleção das Mulheres Mais Poderosas do Brasil.
Compromisso com a liderança feminina
O impulsionamento de mulheres e da liderança feminina permeou todo o evento e foi reforçado pelas homenageadas e executivas presentes. Como vice-presidente do Grupo Boticário, Renata Gomide, um dos destaques da lista deste ano, assume o compromisso de impactar positivamente as mulheres e a sociedade. “Com 70% da nossa base formada por mulheres, temos a responsabilidade de apoiá-las, independentemente da área em que atuam.”
Essa visão também é compartilhada por outras grandes líderes. “Prezamos pela liderança feminina e queremos impulsioná-la ainda mais, umas apoiando as outras”, afirmou Daiana Migueletti, superintendente de negócios do Itaú Personnalité.
Nancy Serapião, head da Lexus Brasil, reforçou a relevância da representatividade: “É inspirador ver a força feminina impulsionando os negócios. Isso faz a diferença no dia a dia.”
O evento contou ainda com a presença de homenageadas de edições anteriores, como Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Fernanda Ribeiro (Conta Black), Ana Oliva (Astra e Japi), Sandra Chayo (Hope) e Thais Vieira (Esalq). Outras grandes empresárias e executivas também marcaram presença, entre elas Anne Wilians (Instituto NW), Daniela Ota (LVMH), Patricia Lima (Simple Organic), Jandaraci Araujo (Conselheira 101) e Renata Bokel (WMcCann).
“A própria Madame Clicquot foi uma mulher à frente do seu tempo, então ficamos muito felizes de celebrar o protagonismo feminino”, disse Bruna Soares, head da Veuve Clicquot, destacando a história da marca.
Nathália Schneider, sócia-proprietária da Priya, ressaltou a importância desse movimento: “É inspirador ver tantas mulheres de destaque em suas áreas, e queremos que esse time siga crescendo.”
Além do almoço, o evento contou com talk sobre investimentos, painéis sobre protagonismo feminino e o mercado de luxo e uma premiação das homenageadas deste ano.
Mulheres investidoras
Após a abertura do evento, Cynara Machado, economista do Itaú, subiu ao palco para trazer uma visão macroeconômica para orientar investimentos. “Cada vez mais, estamos tomando o nosso lugar como investidoras”, disse a especialista, citando o número recorde de mulheres investidoras em renda variável no Brasil.
Protagonismo feminino
No primeiro painel, “Iniciativas que impulsionam o protagonismo feminino”, Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e a comunicadora e empresária Bárbara Brito falaram sobre suas trajetórias pessoais e o poder da diversidade como impulsionador de negócios, em uma conversa mediada pela subeditora de Forbes Mulher e Carreira, Fernanda Almeida.
“É um país diverso. A gente precisa de pessoas pretas ocupando lugares de liderança. Isso é óbvio. Mas ainda falta olhar para o consumidor preto”, destacou Bárbara Brito, instigando as convidadas a refletirem sobre seu entorno, tanto no ambiente de trabalho quanto na sociedade de modo geral.
“É muito bom falar sobre o avanço das mulheres, mas queremos ser ouvidas falando de negócios. Vou falar de maternidade se também puder falar de Ebitda”, disse a vice-presidente do Grupo Boticário.
Experiência sob medida
Sofia Patsch, editora de Lifestyle da Forbes, liderou um talk sobre o que o mercado de luxo nos ensina sobre encantar clientes, com a presença de Nancy Serapião, head da Lexus no Brasil, e Daniela Gontijo, country manager da Louis Vuitton.
“O luxo mora no detalhe. O pilar mais importante é a equipe”, afirmou a executiva da Vuitton, ressaltando a importância de desenvolver as habilidades do time.
“No final do dia, temos que cuidar de toda a jornada do cliente de forma personalizada. Entender o cliente e criar uma conexão genuína é como conseguimos a fidelização”, disse a líder da Lexus.
Premiação das Mulheres Mais Poderosas do Brasil 2025
Confira as homenageadas e um trecho dos seus discursos:
-
Lu PreziaAna Cabral, CEO da Sigma Lithium
“Somos produtos de todas as mulheres e um pilar para as que virão depois. Temos que dar o ombro para essas mulheres de onde estamos, para elas partirem de mais alto.”
-
Lu PreziaBruna Tavares, empresária e influenciadora
“É o reconhecimento de mais de uma década de trabalho. Estar nessa posição é dar espaço para que novas gerações de mulheres possam sonhar.”
-
Lu PreziaCecília Brennand, fundadora do Aria Social
“É o reconhecimento de um trabalho social, de educação e também de formação artística. Estou representando as mulheres nordestinas, pernambucanas e, principalmente, do Aria Social.”
-
Lu PreziaGeyze Diniz, cofundadora e presidente do conselho do Pacto Contra a Fome
“Esse prêmio vai para todas as mulheres do Brasil que alimentam seus filhos. Quem segura as famílias fazendo malabarismos financeiros são as mulheres.”
-
Lu PreziaJuliana Souza, fundadora e presidente do Instituto Desvelando Oris
“Precisamos construir no presente para que, no futuro, tenhamos equidade em todos os espaços. O caminho de quem vem depois precisa ser menos difícil.”
-
Lu PreziaLaiz Carvalho, economista para Brasil do BNP Paribas
“Cheguei em lugares distantes demais do que era a minha realidade para que eu pudesse desejá-los.”
-
Lu PreziaLiana Thomaz, CEO da Água de Coco
“Hoje represento o poder da mulher nordestina, de muita força e dedicação.”
-
Lu PreziaMagda Chambriard, presidente da Petrobras
“Comecei minha carreira em uma época extremamente machista. Podemos ser a primeira ou a segunda, mas daqui a pouco seremos diversas.”
-
Lu PreziaPatricia Muratori, diretora do YouTube para a América Latina
“Minha maior referência foi a minha mãe, e ela mostrou que as mulheres podem ser fortes, sensíveis, vulneráveis e determinadas, ao mesmo tempo.”
-
Lu PreziaPaula Harraca, CEO da Ânima Educação
“Não tive herança econômica, mas tive a melhor herança que poderia ter tido: a educação.”
-
Lu PreziaRenata Gomide, vice-presidente de marketing do Grupo Boticário
“A liderança feminina já transforma a sociedade pelo nível de profundidade. Para essa agenda, também precisamos trazer o homem para a mesa, porque dependemos do coletivo.”
-
Lu PreziaSonia Guimarães, doutora em Física e professora do ITA
“Ouvi muito que eu não iria conseguir. Olha onde estou agora.”
-
Lu PreziaVanusia Nogueira, diretora-executiva da Organização Internacional do Café
“Escuto que sou uma inspiração para jovens, meninos e meninas. Essa é uma responsabilidade nossa: ser inspiração para as próximas gerações.”
Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium
“Somos produtos de todas as mulheres e um pilar para as que virão depois. Temos que dar o ombro para essas mulheres de onde estamos, para elas partirem de mais alto.”
Veja quem esteve presente no evento na galeria abaixo:
Cécilia De Saint-Viteux Miles e Donata Meirelles
A lista Forbes Mulheres Mais Poderosas do Brasil 2025 faz parte da edição 127 da Forbes e já está disponível nos aplicativos na App Store e na Play Store e também no site.