O empresário e engenheiro José Rolim Machado será presidente do Fortaleza no triênio 2025-2027. Ele foi eleito no sábado (14), em pleito que teve chapa única.
Os associados do clube contabilizaram 598 votos, sendo 578 presenciais e mais 20 votos online (torcedores com cadastro de residência fora do Ceará). Estavam aptos 9.569 votantes, sendo 8.583 eleitores residentes em Fortaleza, 838 espalhados pelo interior do estado e mais 135 ao redor do Brasil.
Os novos vices são Cláudio Mauricio Muniz Rodrigues e Mauricio Braga de Oliveira. Todos fazem parte do grupo político do atual presidente, Alex Santiago, e do ex-presidente, e hoje CEO da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), Marcelo Paz.
Houve também eleições para a mesa diretora do Conselho Deliberativo, para o Conselho de Orientação e Fiscalização e para o Conselho de Ética e Disciplina. Todas com chapas únicas.
José Rolim Machado será o 95º presidente da história do clube. No último aniversário do clube, em 18 de outubro, foi homenageado ao ter o novo centro de fisioterapia do Pici com seu nome.
Além disso, ele é filho do ex-presidente Carlos Rolim, que comandou o clube entre 1956 e 1958 e adquiriu, ao lado de Otoni Diniz, o terreno do atual Parque dos Campeonatos, doado ao Fortaleza e onde está a sede do clube atualmente.
Novo cargo
Atual presidente, Alex Santiago não disputou a reeleição. Mas ele não deixará a instituição. Santiago foi convidado por Marcelo Paz, CEO da SAF, para comandar o futebol do Leão em 2025 como diretor.
O advogado é considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso recente do Fortaleza dentro e fora de campo, junto com Marcelo Paz e Geraldo Luciano.
Foi Santiago, por exemplo, um dos profissionais que prospectou o técnico Juan Pablo Vojvoda, em 2021 um desconhecido treinador argentino do Unión La Calera, do Chile. Vojvoda e os cinco membros de sua comissão técnica são muito próximos ao futuro diretor.
Em dezembro de 2023, quando o departamento de futebol virou SAF, cada um do trio ficou em uma função diferente: Paz virou o CEO, comandando diretamente o futebol, Santiago assumiu a presidência da associação e Luciano o comando do Conselho Administrativo da SAF. Luciano renunciou no fim de dezembro, alegando motivos pessoais.