Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ibama intensifica ações de combate ao desmatamento

Com o objetivo de coibir novos desmatamentos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conduziu uma nova etapa da Operação Rebote. A ação contou com a participação da Força Nacional (FN). Equipes das instituições percorreram áreas embargadas e identificaram diversas irregularidades no município de Pacajá, no sudoeste do Pará.

Entre 2 e 13 de dezembro, a Operação Rebote IV aplicou 20 autos de infração que somaram R$ 4,5 milhões em multas. Durante a fiscalização, os agentes constataram que muitas áreas já embargadas não estavam respeitando as restrições, o que impedia a regeneração da vegetação nativa.

Além disso, novas áreas desmatadas foram localizadas e receberam embargos. Houve a determinação de prazo para que os responsáveis realizem a retirada do gado criado ilegalmente das áreas autuadas. A presença de rebanhos nessas localidades é uma das principais causas da degradação contínua da floresta.

Pacajá é um dos principais focos de desmatamento no Pará e, por isso, tem recebido especial atenção nas ações de combate ao desmatamento. A região já foi, inclusive, base de Grupo de Combate ao Desmatamento na Amazônia (GCDA). A Operação Rebote IV é uma continuidade das edições anteriores para coibir esse tipo de crime ambiental.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Conheça as 50 maiores franquias do Brasil em 2025

Meio & Mensagem 6 de fevereiro de 2025 – 12h22 Cacau Show lidera o ranking…

Vale compra fatia da Baosteel e assumirá 100% de mineradora Baovale

O InvestNews é um veículo multiplataforma empenhado em oferecer jornalismo e informação útil para navegar…

Audiência discute concessão inédita da Hidrovia do Rio Paraguai

O Brasil poderá contar com a primeira concessão hidroviária do país, referente à Hidrovia do…