Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Internet Mais Rápida do Mundo Está no Oriente Médio; Confira Ranking

A qualidade da internet é uma preocupação importante para muitos viajantes. Um novo estudo da Holafly, empresa que vende eSIMs internacionais para celulares, comparou as velocidades de conexão em destinos turísticos ao redor do mundo e descobriu que as mais rápidas estão no Oriente Médio.

Acessibilidade








Quatro cidades da região lideram no quesito rapidez de internet móvel, com Doha, no Catar, ocupando o primeiro lugar, de acordo com a pesquisa. O levantamento avaliou o tempo necessário para baixar um arquivo de um gigabyte em 95 localidades, utilizando dados de agosto de 2024 fornecidos pela Speedtest, da Ookla, que compila informações de milhões de usuários globalmente.

Leia também

Com uma velocidade de 354,5 megabits por segundo, o download do arquivo em Doha levou apenas 2,9 segundos. Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, apresentou um tempo similar, aproximadamente 2,9 segundos. Outra cidade dos Emirados Árabes, Abu Dhabi, ficou em terceiro lugar com 3,1 segundos, seguida por Riade, na Arábia Saudita, com 3,7 segundos.

Completando o top 10 estão: Copenhague, na Dinamarca (4 segundos); Porto, em Portugal (4,2 segundos); Oslo, na Noruega (4,3 segundos); Lisboa, em Portugal (4,7 segundos); Xangai, na China (4,8 segundos) e Pequim, na China (5,1 segundos).

Havana tem a pior internet do mundo

Essas velocidades contrastam significativamente com as cidades que possuem os downloads mais lentos, aponta o levantamento. Em Havana, Cuba, o tempo de download foi de 229,1 segundos — mais de 3 minutos e meio.

Havana foi classificada como a cidade com a internet mais lenta, seguida por La Paz, na Bolívia, com 105,9 segundos.

Os resultados surpreenderam, de acordo com a Holafly, devido às grandes disparidades nas velocidades de internet entre cidades ao redor do mundo.

“Alguns destinos belos e populares enfrentam dificuldades com conectividade inadequada, impactando viajantes que dependem de internet móvel para navegação, comunicação e acesso a recursos”, alega a companhia.

O estudo “lança luz sobre como o desenvolvimento econômico de uma cidade e o investimento em infraestrutura digital impactam diretamente a experiência de viagem”, explica Pedro Máiquez, diretor de marketing da Holafly.

“As cidades do Oriente Médio, com seu compromisso com a inovação digital, estão estabelecendo novos padrões em conectividade, oferecendo algumas das velocidades de internet mais rápidas do mundo. Por outro lado, regiões como a América Latina podem precisar de maior investimento em infraestrutura para atender às expectativas dos viajantes por acesso confiável.”

Em um estudo realizado em janeiro de 2024, a Forbes Home analisou as velocidades de internet em 45 cidades dos Estados Unidos e também identificou resultados discrepantes.

Raleigh, na Carolina do Norte, e Seattle, em Washington, apresentaram as conexões mais velozes. Já El Paso, no Texas, foi considerada a cidade com o pior acesso à internet.

“As disparidades no acesso à internet em várias cidades dos EUA em 2024 refletem um cenário diverso de conectividade digital no país”, concluiu o estudo da Forbes Home.

Escolhas do editor

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Governo está à disposição, diz Lula sobre desabamento em igreja de Salvador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (5), que o governo…

China Impõe Medidas contra Google e Outras Empresas dos EUA

Os produtos do Google, como seu mecanismo de busca, são bloqueados na China e…

Newcastle elimina Arsenal e vai à final da Copa da Liga Inglesa

O Newcastle United chegou à sua segunda final da Copa da Liga Inglesa em três…