Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Maioria dos Líderes de Marketing Já Usa IA em Estratégias Aponta o IAB Brasil

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

As lideranças de marketing brasileiras adotam IA, gostam da ferramenta, enxergam benefícios, mas ainda tem dúvidas sobre como alocar o investimento nessa tecnologia. A constatação e o levantamento “Decodificando os desafios da IA no mercado de publicidade digital”, feito pelo IAB Brasil em parceria com a Nielsen.

De acordo com o estudo, que ouviu 106 respondentes, associados ao IAB Brasil, 80% dos profissionais de marketing de diversas empresas brasileiras estão incorporando a Inteligência Artificial (IA) em suas estratégias. Os dados também mostram que 80% dos respondentes observaram um aumento na eficiência do trabalho, enquanto 68% destacaram uma melhora na velocidade dos processos.

Leia também

  • Forbes MKT

    Qual o Tamanho da Volta de Neymar para o Futebol no Brasil?

  • loja da vivara em shopping
    Carreira

    Vivara Recua Quase 4% após Anunciar Saída de Diretor de Marketing

  • Foto do relógio comemorativo da Atari
    Forbes MKT

    45 anos de Asteroids: Atari Lança Relógio Comemorativo de Edição Limitada

Embora 43% dos respondentes ainda não saibam como alocar seu orçamento para IA em 2025, uma grande parte (44%) planeja aumentar o investimento nas ferramentas de Inteligência Artificial. Isso reflete uma confiança crescente na tecnologia e em sua capacidade de gerar resultados significativos, especialmente na melhoria da comunicação e no fortalecimento das relações com os consumidores.

“A IA está transformando o marketing de forma profunda e abrangente. As empresas que souberem aproveitar o potencial da IA estarão mais bem posicionadas para competir no mercado e construir relacionamentos duradouros com seus clientes”, afirma Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil.

Embora a adoção da IA ainda seja recente, o mercado demonstra um envolvimento significativo. Na verdade, a maioria (74%) dos entrevistados dessas empresas está em seus primeiros anos de uso dessa tecnologia, sendo que 41% a utilizam há apenas 1 a 2 anos. Além de promover eficiência e agilidade, a IA também tem contribuído na tomada de decisões mais assertiva (49%), na redução de custos (37%) e na melhora da experiência do cliente (34%).

A pesquisa destaca que a criação de conteúdo (71%) é a aplicação mais popular de IA no marketing digital, seguida pela análise de dados e insights (68%) e otimização de campanhas (53%). A Inteligência Artificial também tem se mostrado eficaz em tarefas como automação de marketing, chatbots e segmentação de audiências, evidenciando uma demanda por soluções que melhorem a personalização e a comunicação com os consumidores.

Para Sabrina Balhes, Managing Director da Nielsen Brasil, “Este levantamento demonstra que a Inteligência Artificial pode, de fato, estimular a criatividade, permitindo que as marcas testem novas abordagens de comunicação e se aproximem de seus consumidores de maneira mais ágil. No entanto, é fundamental supervisionar cuidadosamente o uso intensivo da IA para evitar que a mensagem se torne mecânica ou robótica, o que pode provocar o efeito oposto ao desejado.”

Escolhas do editor

  • Disney
    Carreira

    Disney se Afasta das Iniciativas de Diversidade para Retomar Seu Foco em Entretenimento

  • forbes tim cook apple (1) hábitos
    Carreira

    6 Hábitos Matinais de Pessoas de Sucesso

  • Escolhas do editor

    Cientistas Falam sobre “Mundo Paralelo” do Google

O post Maioria dos Líderes de Marketing Já Usa IA em Estratégias Aponta o IAB Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Como a busca por talentos de IA está remodelando o mercado de trabalho de tecnologia

As empresas estão cada vez mais perguntando a possíveis contratados da área de tecnologia: você…

setor de máquinas agrícolas do Brasil pode se beneficiar com medida de Trump

Já estão em vigor as tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio dos…

Em meio a disputa, Câmara tenta fechar acordo sobre comissões nesta quinta

Líderes partidários da Câmara dos Deputados se reúnem nesta quinta-feira (13) para tentar fechar o…