O ministro da Economia do México disse nesta terça-feira (4) que um mês é tempo mais do que suficiente para se chegar a um acordo com os Estados Unidos antes que as tarifas propostas entrem em vigor, enfatizando que os dois países estão agora em um campo de jogo mais equilibrado conforme chegam à mesa de negociações.
O presidente norte-americano, Donald Trump, tem ameaçado o México e o Canadá com tarifas de 25%, mas adiou sua implementação em um mês na segunda-feira em troca de promessas de combate ao tráfico de drogas e à imigração.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, conversou com Trump e o convenceu a recuar em relação às tarifas, disse o ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard, a jornalistas após uma reunião com parlamentares do partido governista, acrescentando que foi “um grande sucesso político” para Sheinbaum.
“Este mês é mais do que suficiente para chegar a um acordo sobre essas questões”, disse Ebrard.
A mesa de negociações agora “não está tão desequilibrada como estaria se eles já tivessem imposto tarifas sobre nós”, disse Ebrard.
O México começou a enviar tropas da Guarda Nacional para a fronteira nesta terça-feira, como parte do acordo firmado com Trump.
4 em cada 10 universitários trancam curso por dívidas, diz pesquisa