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Mídia de influência pauta o desenvolvimento de novo…


Meio & Mensagem

4 de fevereiro de 2025 – 6h00

A “misturinha” ganhou tanta força, que alguns marketplaces já faziam oferta de kits com os dois produtos (Crédito: reprodução Mercado Livre)

O mercado de skincare ganha um novo produto a partir de fevereiro: o Bepantol Derma com Rosa Mosqueta. Até aí, nenhuma novidade, para um setor tão dinâmico quanto o de higiene e beleza no Brasil, que diariamente coloca centenas de novos produtos nas gôndolas. No entanto, o lançamento é fruto de uma estratégia inovadora de escuta ativa e cocriação entre a marca e o segmento de influência digital.

O projeto se iniciou quando a Bayer percebeu que consumidoras vinham combinando Bepantol com óleo de rosa mosqueta e solicitou à BR Media uma análise aprofundada sobre o fenômeno. O estudo revelou que mais de 200 creators falavam sobre a “misturinha” em plataformas como Instagram, TikTok e YouTube, impulsionando a discussão e estimulando outras usuárias a experimentarem a combinação – além disso, em alguns e-c0mmerces, os dois produtos já eram vendidos como um kit. Diante desse comportamento de consumo, a Bayer decidiu transformar a tendência em produto, trazendo para o mercado uma versão já pronta da famosa mistura.

Da análise à prateleira

O processo de desenvolvimento levou cerca de um ano, desde a primeira análise até o lançamento do produto. “Houve um grande cuidado para compreender o real interesse das consumidoras ao realizarem a mistura e entendemos que a grande maioria buscava o benefício funcional da versão já pronta”, explica Thiago Bispo, vice-presidente de negócios da BR Media. O resultado é um produto que não apenas atende a uma demanda espontânea do mercado, mas também reforça a conexão da marca com suas consumidoras.

Thiago Bispo, da BR Media: consumidoras buscavam o benefício funcional da mistura já pronta (Crédito: Divulgação)

Lançamento em evento exclusivo

Para apresentar a novidade, a Bayer e a BR Media organizaram um evento exclusivo no Farol Space, content house da BR Media. A experiência imersiva reuniu influenciadoras e criadoras de conteúdo, compartilhando o processo de desenvolvimento do produto e destacando a influência direta da comunidade na criação do Bepantol Derma com Rosa Mosqueta. “Este evento foi muito importante para mostrar em primeira mão para a comunidade que ajudou a conceber o produto o impacto da sua participação”, destaca Bispo.

Estratégia de influência e marketing de reverberação

A estratégia de lançamento continuará apostando no marketing de influência como pilar central da comunicação. As criadoras de conteúdo que inicialmente disseminaram a ideia da mistura caseira foram identificadas e serão as protagonistas e embaixadoras da campanha. “Temos um squad de mais de 400 influenciadoras participando da ação através do MIS (Marketing de Influência Social), em um projeto baseado em UGC (User Generated Content)”, afirma Bispo.

A abordagem reflete o conceito de “marketing de reverberação”, no qual produtos são ressignificados e promovidos por meio de conversas orgânicas nas redes sociais, gerando um ciclo contínuo de engajamento e participação. Para reforçar a conexão com a comunidade, a Bayer também planeja uma viagem de experiência com as influenciadoras para amplificar ainda mais a campanha.

O case de Bepantol Derma com Rosa Mosqueta representa um marco na creator economy, dizem Bayer e BR Media, ao demonstrar como a escuta ativa e a análise de tendências podem impactar diretamente o desenvolvimento de produtos e a estratégia de negócios de grandes marcas, além de traçar um caminho promissor para a cocriação entre marcas e consumidores na era digital.

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