Caio Fulgêncio
10 de janeiro de 2025 – 6h00
O McDonald’s no Brasil não deve seguir o mesmo caminho adotado pela operação norte-americana, que decidiu reformular sua abordagem em relação às políticas de diversidade, equidade e inclusão (DE&I). A Arcos Dorados, empresa que opera a rede de fast-food no País e em outros 19 locais da América Latina, informou que continua “comprometida com a promoção de equipes de trabalho diversas”.
(Crédito: Sombat Muycheen/Shutterstock)
Em comunicado enviado ao Meio & Mensagem na quinta-feira, 9, a companhia afirmou, ainda, que continuará promovendo um ambiente de trabalho que “estimula o respeito, a participação de todas as pessoas, favorecendo a inclusão e a igualdade de oportunidades”.
A Arcos Dorados salientou que possui ações em cinco pilares: gênero, relações intergeracionais, diversidade sexual, saúde e bem-estar, e pessoas com deficiência. Entre as certificações na região, o McDonald’s tem selos de igualdade de gênero na Colômbia e Chile, e aderiu iniciativas da ONU na área.
No pilar geracional, a empresa divulgou que tem treinado jovens e realizado mentorias com os mais velhos. Além disso, trabalha com um Guia de Diversidade Sexual, incorporou uniformes sem distinção de gênero em todos os países e implementou banheiros inclusivos para clientes e colaboradores.
Mudanças em DE&I
Sob pressão de conservadores, o McDonald’s nos Estados Unidos não vai definir mais “metas de representação aspiracionais”. Em vez disso, a companhia diz que continuará a “incorporar práticas de inclusão” em seus negócios diários e não cobrará mais DE&I em sua cadeia de suprimentos.