Caio Fulgêncio
31 de outubro de 2024 – 6h35
Com três anos de operação no Brasil, o Rappi Turbo, como o próprio nome revela, é o serviço de entrega ultrarrápida do Rappi. A vertical foi construída ao redor das necessidades imediatas e, por isso, 10 minutos é o tempo que leva entre o pedido e o delivery. Porém, o serviço, apesar da popularidade, ainda enfrentava questões quanto à frequência e retenção de usuários.
Com isso, no final de 2023, houve uma virada de chave nas estratégias ao redor da rentabilidade das lojas turbo, como são chamadas as dark stores da marca. Segundo Rodrigo Vasconcelos, head da vertical no País, a companhia passou a lidar com o serviço mais como varejo do que como tecnologia, como ocorria antes. “Nos posicionamos como retail tech”, diz.
Os minicentros de distribuição têm tudo a ver com o projeto de expansão, que consiste em investir, além do imediato, nas “reposições de compras semanais”. Para tal fim, a Rappi Turbo tem a meta de dobrar o tamanho do portfólio atual de 2,5 mil SKUs (produtos únicos), ou seja, de chegar a cinco mil itens até dezembro.
“Nosso objetivo é complementar na cabeça do consumidor que não é só sobre ser o melhor na solução de necessidades imediatas. Queremos ser a melhor solução de confiança e, de fato, nos tornar a extensão da geladeira e dispensa dele”, afirma o executivo.
Ao todo, o Rappi Turbo conta com 200 lojas em mais de 25 cidades da América Latina. Cinquenta delas estão em 12 cidades brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará. Hoje, mais de 70% delas são rentáveis e a previsão é que, até o final do ano, esse percentual chegue a 100%.
Metas e estratégias
De imediato, a jornada de mudança de mentalidade envolve, conforme Vasconcelos, garantir a extrema satisfação. “Isso para que a grande forma de trazer clientes seja por boca a boca, por meio de uma boa retenção. É o primeiro ponto para que quem está na nossa base aumente a frequência de compra”, ressalta. Nos próximos três meses, estão previstas algumas ações com influenciadores para comunicar esse novo momento.
Com Habib’s, Rappi Turbo ingressa no setor de restaurantes
O head complementa que a sinergia com os parceiros da indústria é também alvo de investimento forte. Exemplo disso é o esforço em promover uma espécie de intercâmbio de produtos regionais. “Assim, damos força para marcas regionais dentro do próprio estado e levando para outras localidades. Com isso, ganhamos novos parceiros de comunicação”, acrescenta.
Para 2025, o executivo revela que existe o plano de abrir novas lojas, sobretudo, nas regiões em que o serviço já existe. O motivo é se aproveitar da operação logística, com foco em ganhar eficiência e manter a capilaridade estadual. Além disso, outra meta para o próximo ano é alcançar uma redução entre 10% e 15% de preço, gargalo antigo do Rappi Turbo.
“Lá atrás, já nos posicionávamos como um pouco mais caro e o grande objetivo dessa expansão é ser mais barato. Na prática, um varejo ganha escala e vai negociando melhor com a indústria. Ou seja, quanto mais eu cresço, mais barato consigo ser. Não queremos ser apenas rápidos e confiáveis, temos que caber no bolso de cada vez mais consumidores”, pontua.
Rappi Turbo em números
O Rappi Turbo começou a operar no Brasil em abril de 2021. De lá para cá, entregou mais de 13 milhões de pedidos. Nos últimos 12 meses, o volume de compras cresceu 41%. Somente em 2024, houve o investimento de R$ 100 milhões em toda a operação brasileira, com expectativa de aumento de vendas em 79%.