É aquela época do ano: quando todos estão de férias, menos você. Talvez você tenha guardado seus dias de folga para um momento menos movimentado ou simplesmente esqueceu de marcar antes de todo mundo. Mas o fato é que você está no trabalho, praticamente sozinho.
Acessibilidade
Aqui estão algumas dicas para manter a sanidade enquanto todos os outros estão viajando ou descansando.
Leia também
Coloque projetos antigos em dia
Com menos interrupções e demandas, é o momento perfeito para retomar aqueles projetos que ficaram em segundo plano. Por onde começar? Sua caixa de entrada. Com certeza há algum trabalho lá que você ainda não fez.
Aproveite o silêncio
A redução do burburinho no escritório pode realmente aumentar seu foco e eficiência. Use esse tempo mais tranquilo para mergulhar em trabalhos que exigem mais concentração e criatividade. Esse pode ser o momento perfeito para ter novas ideias, criar projetos, escrever relatórios detalhados ou desenvolver propostas que requerem um pensamento ininterrupto. Há algo de revigorante em um ambiente menos agitado. Aproveite a calma para fazer pausas reais para o almoço. Reais mesmo. Talvez você nunca tenha outro momento de paz como esse.
Seja sociável
Embora muitos colegas estejam fora, você pode usar esse tempo para construir relacionamentos com os que estão no trabalho e colegas de outras equipes e áreas. Se geralmente é difícil agendar reuniões com supervisores ou executivos ocupados, veja se agora você consegue encontrar um espaço nas agendas deles. Isso pode servir tanto para networking quanto para diversão. Nunca é demais conhecer novas pessoas no escritório.
Revise seus objetivos
O meio do ano é um bom momento para (re)avaliar seus objetivos anuais. Se você não estabeleceu metas de curto, médio e longo prazo no início do ano, pode – e deve – fazer isso agora.
Prepare-se para o retorno dos colegas
Pense em como você pode facilitar a transição quando seus colegas retornarem. Isso pode envolver a organização de arquivos compartilhados, o resumo das atualizações de projetos ou a organização de uma reunião de boas-vindas. Isso fará com que todos gostem de você, o que não é tão bom quanto umas férias, mas ainda é algo positivo.
Marque suas próprias férias
Lembre-se de tirar uma folga quando possível. O cérebro, e o seu corpo como um todo, precisam de descanso para serem capazes de continuarem produtivos.
*Virginia Hogan é colaboradora da Forbes US. Ela é escritora e comediante stand-up, além de trabalhar como freelancer há seis anos.