Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Operações do TikTok são Banidas do Canadá

O TikTok foi instruído pelo governo canadense a encerrar sua subsidiária no país, a TikTok Technology Canada, e fechar seus escritórios em Toronto e Vancouver após uma análise de segurança nacional. “A decisão foi baseada nas informações e evidências coletadas ao longo da revisão do conselho de segurança e inteligência do Canadá e outros parceiros”, afirmou o ministro da inovação, ciência e indústria, François-Philippe Champagne.

Acessibilidade








Ainda assim, os usuários poderão utilizar o aplicativo no país. “O governo não irá bloquear o acesso dos canadenses ao aplicativo TikTok ou sua capacidade de criar conteúdo”, disse Champagne. “A decisão de usar uma plataforma ou rede social é uma escolha pessoal.”

Leia também

No entanto, ele incentivou os usuários a ficarem atentos aos possíveis riscos relacionados ao uso do TikTok e de outras redes sociais, como o compartilhamento de informações sigilosas para empresas estrangeiras.

O TikTok, por exemplo, pertencente à empresa chinesa ByteDance, e existem preocupações sobre a conexão da Big Tech com o governo chinês.

Proibição em dispositivos governamentais

Há dois anos, por exemplo, o governo dos EUA proibiu o uso do TikTok em celulares de servidores públicos, alertando que o histórico de navegação, localização e identificadores biométricos poderiam ser compartilhados com as lideranças governamentais chinesas — uma alegação que a empresa negou.

Meses depois, uma proibição semelhante foi imposta no Canadá e no Reino Unido.

Privacidade infantil

No ano passado, a empresa foi penalizada pela União Europeia com uma multa de US$ 368 milhões por não proteger a privacidade de crianças. Além disso, preocupações com o potencial viciante do aplicativo para o público infantil motivaram um processo bipartidário de procuradores estaduais nos EUA.

Recentemente, Joe Biden assinou uma lei estipulando que, a menos que a empresa fosse vendida para uma companhia americana, o TikTok seria completamente banido no país — a empresa está contestando essa medida.

Resposta do TikTok

“Encerrar os escritórios do TikTok no Canadá e destruir centenas de empregos locais bem remunerados não é do interesse de ninguém, e a ordem de fechamento de hoje resultará exatamente nisso”, afirmou a empresa em um comunicado. “Vamos contestar essa ordem na justiça. A plataforma continuará disponível para que criadores encontrem um público, explorem novos interesses e para que os negócios prosperem.”

Enquanto isso, Michael Geist, presidente da cátedra de pesquisa em Direito da Internet e Comércio Eletrônico da Universidade de Ottawa, disse que a decisão de banir a empresa, mas permitir o uso do aplicativo, pode ser contraproducente.

“Pode haver bons motivos para banir o aplicativo se ele representar riscos de segurança e privacidade que diferem dos de outras plataformas, mas banir a empresa em vez do aplicativo pode piorar a situação, pois os riscos associados ao aplicativo permanecerão, mas a capacidade de responsabilizar a empresa será enfraquecida”, afirma.

Escolhas do editor

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Corinthians realiza ações especiais para torcedores na final do Paulistão

Com o time preparado para a decisão do Campeonato Paulista, o Corinthians prepara ações de…

Foi estudar no exterior? Veja como informar no Imposto de Renda seus gastos com educação

Página da Declaração do Imposto de Renda 2025 Você sabia que pode deduzir os gastos…

BTG nomeia Alessandro Farkuh para chefiar área de M&A do banco

O BTG Pactual nomeou, na quarta-feira (26), Alessandro Farkuh para chefiar a área de M&A…