Fernando Murad
18 de dezembro de 2024 – 7h16
Uma das festas de Ano Novo mais famosas do mundo estará de cara nova na virada para 2025. Vencedora do edital de licitação da Prefeitura do Rio de Janeiro para a produção da festa pelos próximos três anos, a SRCOM aproveitou a ocasião para desenvolver uma marca e uma plataforma de comunicação para o evento.
Assim nasceu a marca Rio Réveillon e uma série de ativações que poderão ser realizadas em toda a cidade durante o período. Serão instalados, por exemplo, cubos promocionais de LED em várias regiões do Rio de Janeiro. Será a 17ª vez consecutiva que a SRCOM organizará a festa de final de ano na cidade.
Segundo Nelson Adão, diretor de projetos e negócios da SRCOM, o Rio Réveillon vem se consolidando como uma das maiores plataformas musicais do Brasil, reunindo diversas marcas patrocinadoras e um público diversificado em torno de um evento cultural de grande visibilidade.
“Essa celebração vai além da virada do ano, transformando todo o mês de dezembro e o início de janeiro em uma experiência de conexão entre marcas e audiência. Para os patrocinadores, o Réveillon se tornou uma poderosa plataforma de brand experience. Além da alta visibilidade, as marcas têm a oportunidade de estabelecer uma conexão genuína com os consumidores, integrando suas mensagens ao contexto festivo e cultural do evento”, afirma.
Outra grande festa da cidade, o Carnaval lançou sua marca em 2022.
Patrocinadores e ativações do Rio Réveillon
A edição 2025 do evento será apresentada pelo Banco do Brasil e terá patrocínio máster da Petrobras. O apoio cultural é do Sesc, responsável pelos palcos localizados nos bairros do Rio, com exceção de Copacabana. A Amstel será a cerveja oficial e assinará dois palcos. A Engov também é parceira.
A transmissão oficial, mais uma vez, será exclusividade da TV Globo. O Rio Réveillon também tem os jornais O Globo e Extra como parceiros de mídia. A BMV é a parceira de sustentabilidade.
A Amstel, que foi a primeira marca a confirmar presença no plano trienal, assinará dois palcos: o Samba, em Copacabana, e o do Parque Madureira.
O Palco Samba terá o formato de um pandeiro. Na programação estará a Roda de Samba do Pretinho da Serrinha com Roberta Sá, Mariene de Castro e Leci Brandão como convidadas, Marcelo D2, Dudu Nobre e a bateria da Imperatiz Leopoldinese. No Palco Madureira estarão a Velha Guarda da Portela e as escolas de samba Império Serrano e Portela.
Já em Copacabana será instalado um bar da Amstel (na Praça do Lido), um PhotoApp (espaço instagramável no calçadão da praia) e um Blimp (balão inflável de gás hélio que flutua no ar com formato de nave espacial e estrutura tubular).
O Banco do Brasil, por sua vez, junto com a BB Consórcios, terá pontos de coleta de recicláveis ao longo de toda a orla, com distribuição de brindes em troca de resíduos como latinhas e garrafas PET. Também será montado um lounge exclusivo para clientes BB Ourocard Visa na praia de Ipanema. O espaço terá barracas, espreguiçadeiras, brindes e DJs.
Programação e palcos pela cidade
O Rio Réveillon 2025 terá três palcos principais em Copacabana. O Palco Leme, que retorna nesta edição, como música gospel; o Palco Rio, o principal da festa, e o Palco Samba, já citado. Além disso, outros 13 palcos estarão distribuídos por diferentes regiões da cidade, incluindo novos espaços como o Parque Oeste (Inhoaíba) e o Parque Realengo. Serão mais de 40 atrações nesses palcos.
A programação do Palco Rio inclui Ivete Sangalo, Caetano Veloso e Maria Bethânia, Anitta, Xand Avião e Unidos da Viradouro. Os shows serão transmitidos pela TV Globo, pelo Multishow e pelo Globoplay.
Além da música, a tradicional queima de fogos terá 12 minutos de espetáculo piromusicado elaborado por Daniel Lopes. Este ano, a queima de fogos acontecerá em três pontos: Copacabana, com dez balsas posicionadas no mar; Flamengo, com três balsas; e na Penha, com uma queima especial na Igreja da Penha.