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Por Que a Nike Escolheu um Ex-Estagiário Como Seu Novo CEO?

Reprodução

Elliott Hill estava aposentado desde 2020 após 30 anos de carreira na Nike, de estagiário a presidente da unidade de consumo

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A mudança de CEO da Nike, anunciada na última sexta-feira (20), não pegou todos de surpresa. Muitos acreditavam que John Donahoe, CEO desde 2020, não tinha as habilidades necessárias para liderar uma empresa focada em design como a Nike. O ex-executivo da empresa Elliot Hill, que começou como estagiário e trabalhou quase 30 anos na companhia, assume a liderança.

Donahoe, ex-CEO do eBay, tinha uma forte atuação em comércio eletrônico e cadeia de suprimentos, mas não era visto como um inovador e um marqueteiro, qualidades essenciais em uma empresa que combina desempenho e estilo. O executivo liderou um movimento de fortalecimento do e-commerce Nike, visando aumentar as margens vendendo diretamente ao consumidor e reduzir a dependência de varejistas. No entanto, essa abordagem criou oportunidades para marcas menores ganharem espaço no mercado.

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Segundo David Swartz, analista da Morningstar, a família Knight, que detém o controle da Nike, e o conselho de administração procuravam um líder com profundo conhecimento da companhia para corrigir os problemas recentes. O principal deles é a tentativa de Donahoe de concentrar as vendas diretamente ao consumidor, uma estratégia que não rendeu os frutos esperados.

Em um vídeo enviado por e-mail para os funcionários na última semana, Hill vestia uma camiseta preta da Nike e afirmou que, ao longo das mais de três décadas em que trabalhou na empresa, “aprendeu a sempre colocar o consumidor no centro de toda decisão” e pediu que todos se unissem como uma equipe.

O foco da empresa define seu líder

Toda organização projeta, produz, vende, entrega e presta serviços. As mais bem-sucedidas, ao longo do tempo, focam em alguma dessas áreas e alinham seus valores, organização, operações e também o CEO nessa direção.

A depender do direcionamento da companhia, ela precisa de tipos diferentes de CEOs. São eles que definem a direção e cultura da companhia. É importante que respirem a missão, visão e estratégia, já que ajudam a construir e manter a imagem da empresa. Seu caráter pessoal deve simbolizar o caráter coletivo da organização. Tudo o que eles dizem, fazem, não dizem e não fazem comunica e influencia toda a companhia.

O que os CEOs precisam ter

De modo geral, os pontos fortes dos CEOs são compostos por uma combinação de talento inato, conhecimento aprendido, habilidades praticadas, experiência adquirida e atenção minuciosa e sensibilidades absorvidas de aprendizados com chefes ao longo do tempo.

Diferentes organizações têm focos distintos e exigem CEOs com pontos fortes diversos, a depender desse foco central. Você não precisa de alguém do mesmo setor, e sim de um profissional com as fortalezas certas. E, se você é um CEO em ascensão, certifique-se de que suas forças estão alinhadas com o foco central da sua nova organização antes de aceitar o cargo.

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