Bárbara Sacchitiello
28 de novembro de 2024 – 18h53
(Crédito: Shutterstock)
A Black Friday ainda nem começou oficialmente, mas os consumidores já apontaram problemas em relação às ofertas de compras e promoções feitas pelas empresas no período que antecede a data comercial.
Desde 30 de outubro, quando abriu um canal exclusivo para as reclamações relacionadas à ofertas e compras de Black Friday, o Procon-SP registrou um total de 1672 queixas, de acordo com balanço divulgado pela associação nesta quinta-feira, 28.
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Segundo o Procon, a principal reclamação dos consumidores – que motivou 573 queixas – é o atraso na entrega dos produtos.
Em seguida, estão as reclamações sobre produtos ou serviços entregues diferentes do pedido, ou incompletos e danificados.
Pedidos cancelados após a finalização da compra, maquiagem de descontos e produto ou serviço indisponível complementam a lista das queixas.
O top 5 das reclamações na Pré-Black Friday
De acordo com o Procon-SP, as cinco empresas que lideram a lista das reclamações nessa pré-Black Friday são:
1- Dotcom/Sephora (95)
2- Magazine Luiza/Netshoes/Epoca Cosméticos/MagalupayHub Fintech (61)
3- Mercado Livre (55)
4- Via/Casas Bahia/Ponto Frio/Extra.com.br (52)
5- Claro/Net/Embratel/Nextel (42)