Taís Farias
3 de fevereiro de 2025 – 6h00
A Quatá, companhia brasileira de produtos lácteos, está promovendo um reposicionamento da sua marca em 2025. O processo começou no ano passado com uma pesquisa em parceria com a Amelie Consulting para entender as mudanças nos hábitos do consumidor.
O principal achado foi um cliente mais disposto a desfrutar de momentos especiais no cotidiano e aberto para uma relação emocional com as marcas. Essa proposta balizou o redesenho das embalagens da companhia e a campanha, criada em parceria com a agência 11:11.
Na primeira etapa, a marca traz mensagens positivas na mídia out-of-home (OOH), que propõem uma desaceleração para o público. “Para que as pessoas possam refletir sobre essa pressa desenfreada”, explica Ricardo Fernandes, head de marketing da Quatá.
A segunda etapa mantém a proposta da desaceleração, mas com produtos da marca como protagonistas de momentos de união. Além de filme na TV aberta e OOH, a estratégia conta com inserções no digital, no rádio e ações com influenciadores.
Do ponto de vista de negócio, o reposicionamento ataca duas necessidades da companhia: incrementar a percepção de valor da marca e estabelecer diferenciação frente aos concorrentes. Segundo o head da companhia, o mercado de lácteos no Brasil tem se tornado cada vez mais competitivo, com a entrada de companhias internacionais e o fortalecimento das marcas nacionais.
Com 80 itens no portfólio, ele conta que o investimento em branding é recente para a companhia que tem 33 anos. “Olhávamos muito para a operação e pouco para a marca”, aponta Fernandes.
A campanha de reposicionamento será veiculada até o fim do primeiro semestre e o objetivo de Quatá é manter o tom democrático. Quando o assunto é o setor de queijos, o executivo enxerga a oportunidade de gerar mais experimentação e que o consumidor conheça opções para além das tradicionais no cardápio do brasileiro. “Queremos abrir o leque do consumidor e democratizar o consumo de queijo”, defende o head de marketing da Quatá.