Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Relembre como foi Kaká em 2007, ano da última Bola de Ouro brasileira

A revista francesa France Football vai entregar, nesta segunda-feira (28), a Bola de Ouro, elegendo quem foi o melhor jogador do planeta entre agosto de 2023 e julho de 2024. É a chance de o Brasil — com o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid — voltar a ter um vencedor na tradicional premiação após quase duas décadas.

O último brasileiro a levantar o prestigiado troféu foi o meia-atacante Kaká, em 2007, após temporada fantástica pelo Milan. O brasiliense foi revelado pelo São Paulo e chamou a atenção ao — ainda conhecido como Cacá — marcar dois gols na finalíssima do Torneio Rio-São Paulo de 2001, garantindo o inédito título aos tricolores.

A ascensão foi meteórica, a tempo de Kaká ser convocado pela Seleção Brasileira e conquistar a Copa do Mundo de 2002, a primeira realizada na Ásia, em competição dividia entre Japão e Coreia do Sul. O meia-atacante entrou apenas na goleada por 5 a 2 sobre a Costa Rica, na primeira fase.

Em 2003, o candango foi vendido ao Milan e venceu o Campeonato Italiano de 2003/04 e a Supercopa Italiana de 2004. O grande ano de Kaká em San Siro foi 2007, englobando tanto a reta final de 2006/07, quanto o começo de 2007/08.

Na primeira metade de 2007, após marcar dez gols na campanha, foi campeão e artilheiro da Champions, além de ter sido eleito melhor atacante e melhor jogador da competição. Na segunda parte do ano, ainda conquistou a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes.

Inclusive, foi eleito o melhor jogador da decisão vencida por 4 a 2 sobre o Boca Juniors e o melhor jogador do torneio disputado no Japão. Para fechar o mágico 2007, também foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFPro, o sindicato dos jogadores, e pela Fifa.

“Para ser franco, eu já estava mais ou menos esperando isso. Ganhei a Champions League e fui o artilheiro. Foi isso o que fez a diferença em relação aos outros jogadores. A chave é essa, você tem que jogar no time vencedor”, declarou Kaká ao site da France Football na ocasião.

O meia-atacante brasileiro permaneceu em San Siro até 2009, quando se transferiu para o Real Madrid, pelo qual conquistou LaLiga de 2011/12 e Copa do Rei da Espanha de 2010/11, mas sem maior protagonismo. Defendeu o Milan na temporada 2013/14.

Ainda teve uma breve passagem pelo São Paulo na reta final de 2014. Passou pelo Orlando City de 2015 a 2017, ano em que se aposentou. Pela Seleção Brasileira, ainda esteve nas Copas de 2006 e 2010, com quedas nas quartas, e foi campeão da Copa das Confederações de 2005 e 2009.

Veja os vencedores da Bola de Ouro no século

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Noronha quer mudar o Bradesco com negócios mais seguros; investidores veem com ceticismo

Marcelo NoronhaFotógrafo: Victor J. Blue/Bloomberg Após um ano como presidente do segundo maior banco do…

TJ-GO mantém recuperação judicial da AgroGalaxy após agravo do BB

O desembargador Breno Caiado, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), negou pedido do Banco…

Bolsonaro está no centro de um suposto plano de golpe, diz criminalista ao WW

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi colocado no centro de um suposto plano de golpe…