Taís Farias
7 de novembro de 2024 – 6h00
São Paulo, agora, é percebida como a principal marca de cidade do Brasil, segundo o Global City Index, da Brand Finance. Na edição anual do ranking, São Paulo subiu oito posições, alcançando a 62ª posição na classificação global. Com o desempenho, a capital paulista ultrapassou o Rio de Janeiro, que caiu nove posições no ranking na comparação com o ano anterior.
O índice foi desenvolvido a partir de uma pesquisa com mais de 15 mil respondentes em 20 países. O objetivo é oferecer uma visão detalhada sobre como as principais cidades do mundo são percebidas. Ao longo do processo, os entrevistados foram convidados a ranquear 100 cidades do mundo em pilares como cultura e legado, educação e ciência e negócios e investimentos.
São Paulo é vista como uma cidade acolhedora (21ª posição), diversa e multicultural (24ª posição), amigável (26ª posição) e divertida (26ª posição). A capital também se destaca do ponto de vista financeiro, sendo reconhecida como atrativa para os negócios.
O Rio de Janeiro, por sua vez, supera São Paulo em conceitos como familiaridade e é considerada divertida (3ª posição) e multicultural (14ª posição), mas enfrenta desafios em critérios econômicos e de governança que levaram pontos da capital fluminense.
Top 3 e América Latina
Londres manteve sua posição como marca de cidade mais bem avaliada do mundo. Apesar de enfrentar desafios em custo de vida, a cidade registra alto desempenho em familiaridade (3ª posição) e reputação (3ª posição). Nova Iorque e Paris ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente. Paris lidera em cultura e legado, enquanto Nova Iorque é destaque em educação e ciência.
Em 2024, a cidade de Tóquio alcançou a quarta posição, percebida como a líder em ciência e tecnologia. Outro destaque foi Dubai que chegou à quinta posição. No recorte da América Latina, Santiago, no Chile, é a cidade com o melhor desempenho, ocupando a 48ª posição no ranking global. O movimento fez a cidade superar Cidade do México, que caiu para a 58ª posição.