O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta sexta-feira (20) que não vai interferir no trabalho que Gabriel Galípolo fará na presidência do Banco Central, e afirmou que seu governo segue atento para a eventual necessidade de novas medidas na área fiscal após ter tomado medidas para proteger o arcabouço.
Em vídeo publicado em sua conta no Instagram, ao lado de Galípolo, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet, Lula também afirmou estar “mais convicto do que nunca” da importância da estabilidade econômica e do controle da inflação.
“Quero que você saiba, Galípolo, que jamais haverá qualquer interferência da Presidência no trabalho do BC”, disse Lula no vídeo.
LEIA MAIS: BC faz oitava intervenção no câmbio e injeta US$ 28 bilhões em 10 dias no mercado
“Tenho certeza que pela tua qualidade profissional, pela tua experiência de vida e pelo teu compromisso com povo brasileiro, você certamente vai dar uma lição de como se governa o BC com a verdadeira autonomia”, acrescentou Lula dirigindo-se a Galípolo, que assume a presidência do BC em 1º de janeiro, com o término do mandato de Roberto Campos Neto.
Galípolo foi indicado por Lula para presidir o BC após o termino de Campos Neto, que fora indicado ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e que foi alvo constante de críticas e ataques de Lula.