Se você teve sua conta do Gmail hackeada, saiba que é totalmente possível recuperar uma conta do Google, mesmo que o invasor tenha conseguido contornar ou alterar a maioria das proteções de segurança e recuperação que estavam em vigor.
Acessibilidade
O Google oferece bastante ajuda para recuperar uma conta invadida. Na verdade, há uma seção inteira do suporte do Google dedicada a proteger contas “hackeadas ou comprometidas”. Suspeito que a maioria das pessoas que dizem que esses passos não funcionam não seguiram exatamente as instruções fornecidas ou não esperaram o tempo necessário para que o processo fosse concluído.
Leia também
Para começar, recomenda-se usar um dispositivo que você tenha usado anteriormente para acessar sua conta do Google ou verificar seu Gmail ou outro serviço da empresa. A mesma dica se aplica a um local familiar de onde você já acessou sua conta anteriormente. O Google recomenda o uso do mesmo navegador, como Chrome ou Safari, em um notebook ou tablet, caso seu smartphone tenha sido roubado, e que você faça isso a partir de sua casa ou local de trabalho — isso pode acelerar o processo de recuperação, ajudando o Google a verificar sua identidade.
Você também deve responder às perguntas sobre senhas o mais precisamente possível, mesmo que o invasor tenha alterado sua senha atual para bloquear seu acesso à conta. “Insira a última senha que você se lembra”, diz o Google. Quanto mais recente, melhor, então, use a que os invasores mudaram. “Se você não se lembrar de nenhuma senha anterior com confiança: faça o melhor palpite”, recomenda a plataforma.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Você pode ver uma mensagem informando que sua conta está em “suspensão de segurança”. Às vezes, há um atraso entre a solicitação de recuperação e o processamento do pedido. Embora algumas pessoas fiquem irritadas com isso, é uma medida proativa, e você deve ser paciente. “Pedidos de recuperação de conta podem ser adiados por algumas horas ou vários dias”, informa o Google, “isso depende de uma variedade de fatores de risco”.
O Google também comunica que, para usuários cujas contas já foram invadidas e cujos fatores de recuperação e de verificação de duas etapas foram alterados, é possível usar as informações originais. “Nosso processo automatizado de recuperação de conta permite que um usuário utilize seus fatores de recuperação originais por até 7 dias após a alteração”, garantiu o porta-voz, “desde que eles tenham sido configurados antes do incidente”.
E, por fim, se tudo falhar e o titular da conta tiver um canal no YouTube ativo, muitos usuários descobriram que entrar em contato com o suporte do YouTube, inclusive por meio de redes sociais, muitas vezes resultou em ajuda direta para recuperar a conta quando tudo parecia perdido.