Valeria Contado
28 de outubro de 2024 – 16h23
A pesquisa Retail Media Insights, desenvolvida pela Newtail com apoio da Comscore e Enext, mediu a relação de marcas, varejistas e agências com o retail media no Brasil. O estudo contou com mais de 120 empresas respondentes dos setores de alimentos e bebidas, perfumaria, marketplace, entre outros.
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O estudou apontou que, atualmente, 64% das marcas já trabalham com estratégias relacionadas ao canal. No caso das empresas de varejo, 55% delas oferecem esse tipo de serviço, enquanto, 57% das agências de marketing afirmam trabalhar com esse tipo de estratégia.
Essa visão, faz crescer, também, o interesse de investimento financeiro. Cerca de 67% dos respondentes afirmaram que aumentaram ou dobraram o aporte destinado ao canal nos últimos 12 meses.
E essa é uma expectativa que deve ser superior para os próximos anos, já que 81% dos anunciantes afirmam que devem aumentar ou dobrar o aporte nos próximos 12 meses. Esse valor deve alcançar uma marca 123% superior a 2023. Segundo dados da Omidia, o investimento global em retail media deve ultrapassar os U$200 milhões até 2029.
Marcas investem em retail media
O relatório da Newtail apontou, ainda, que os segmentos que mais investiram no segmento, neste ano, foram alimentos e bebidas (75%), perfumaria, cosméticos e saúde (23%) e eletro e eletrônicos (7%).
O retail media na estratégia das marcas e varejistas
Assim, o valor aportado pelos anunciantes ultrapassou os R$ 25 milhões para 10% deles. Enquanto isso, 19% afirmam ter investido entre R$5 e R$10 milhões e 43% ainda vê um valor inferior aos R$5 milhões.
Destes aportes, a Amazon foi o principal destino para os anunciantes, com 81% de procura. Mercado Livre (62%) e Magalu (29%) vêm logo em seguida, como mais procurados.
O destaque, neste sentido, ficou para o setor de farmácia, com Panvel que alcançou os 29% de procura, Pague Menos, com 24%, além do grupo DPSP que atingiu 10% dos investimentos, que aparecem no ranking após a criação de um setor especializado em retail media dentro de seus negócios.
Isso resultou em um crescimento de 42,3% no investimento com Retail Media, no Brasil, em 2024, segundo eMarketer, se tornando o maior índice do canal no mundo.